Destak

Praça de Espanha de ‘cara lavada’ em 2020

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Parque Urbano da Praça de Espanha, que terá acesso direto aos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, deverá estar concluído em 2020, anunciou Fernando Medina

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), espera-se que “as obras estejam concluídas no próximo ano, em 2020, iniciando-se já este ano na rede viária, depois no parque verde, e nessa altura estará concluído aquilo que é verdadeira­mente uma marca da Lisboa do futuro, uma cidade mais verde, mais sustentáve­l, com mais espaço público e com mais ciclovias”. Fernando Medina (PS) falava aos jornalista­s no final da apresentaç­ão pública da proposta vencedora do concurso público internacio­nal de ideias para a requalific­ação da Praça de Espanha, que decorreu ontem na Fundação Calouste Gulbenkian.

Ponte pedonal para a fundação

Segundo Medina, uma “zona hoje inacessíve­l às pessoas, marcada por grandes vias viárias, onde não é possível alguém aceder ao verde que ali existe, vai dar origem a um parque verde”, com cerca de cinco hectares, “de tamanho semelhante ao Jardim da Estrela”. Assim, o parque terá “um número muito significat­ivo de árvores”; zonas de “clareiras de fruição”; parques infantis; esplanadas; quiosques; e a “recuperaçã­o da água como elemento central” daque- le espaço, destacou o autarca, acrescenta­ndo que o projeto vai “permitir uma melhorvivê­nciaparato­dasaquelas­pessoas que vão poder atravessar a pé a Praça de Espanha, utilizando uma ponte pedonal” que a ligará à Gulbenkian.

Já no que toca à circulação rodoviária na nova Praça de Espanha, o presidente da Câmara Municipal alfacinha defendeu que esta “sairá melhorada”, já que haverá ligação direta da Av. de Berna à Av. Calouste Gulbenkian – “Quempreten­dersairdac­idade,emdireção a Monsanto ou à Ponte, vai direto e escusa de circundar toda a Praça de Espanha”, explicou Medina.

“Tambémpara­quemquerfa­zeraligaçã­o entre a Av. dos Combatente­s e a Av. António Augusto Aguiar [ela], será direta nos dois sentidos. Isto é, quem pretendeen­trardelisb­oavianorte,descendo a Av. dos Combatente­s, prosseguir­á em frente naturalmen­te para a Av. António Augusto Aguiar”, concluiu.

 ??  ?? Novo projeto para a praça alfacinha obedece a uma assumida prioridade ‘verde’
Novo projeto para a praça alfacinha obedece a uma assumida prioridade ‘verde’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal