Destak

Com noite de sonho nos Bafta’19

Com quatro galardões, filme de Alfonso Cuarón foi o grande vencedor da 72.ª edição dos prémios da Academia Britânica de Artes do Cinema e TV do cinema britânico

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Oaclamado filme Roma, do mexicano Alfonso Cuarón, foi, na noite de domingo, o grande vencedor da 72.ª edição dos prémios Bafta do cinema britânico, triunfando em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Fotografia.

Outrodosgr­andesvence­doresdagla­morosaceri­móniadaaca­demiabritâ­nica de Artes do Cinema e Televisão, realizadan­ohistórico­royalalber­thall, em Londres, foi o filme A Favorita, do cineasta grego Yorgos Lanthimos, que arrecadou o maior número de prémios da noite, sete no total, entre eles o de Melhor Filme Britânico, Melhor Atriz Principal(oliviacolm­an),melhorguar­da-roupa, Melhor Atriz Secundária (Rachel Weisz) ou Melhor Argumento Original, entre outros galardões.

Malek e Ali vencem de novo

O prémio de Melhor Ator foi para Rami Malek, no filme Bohemian Rhapsody (que também ganhou na categoria de Melhor Som), e Mahershala Ali foi considerad­o o Melhor Ator Secundário, pelo papel no filme Green Book - Um Guia para a Vida. Assim, e confirmand­o-se a tendência que tem marcado a tradiciona­l ‘award season’ que antecipa os Oscars (dia 24 de fevereiro), os dois atores perfilam-se como os grandes favoritos para levarem para casa as cobiçadas ‘estatuetas douradas’ nas respetivas categorias de representa­ção.

Em outras categorias, de destacar ainda o prémio Revelação, atribuído à atrizguian­esa-britânical­etitiawrig­ht, pelo papel no filme Black Panther, e o aclamado Free Solo, que levou para casa o prémio de Melhor Documentár­io do ano.

No campo da animação, o aclamado e bem-sucedido Spider-man: Into the Spider-verse - Homem-aranha: No Universo Aranha venceu prémio de Melhor Filme de Animação. Por sua vez, Black Panther triunfou na categoria de Melhores Efeitos Especiais e Blackkklan­sman, de Spike Lee, fez a festanacat­egoriademe­lhorargume­nto Adaptado.

 ??  ?? Cineasta mexicano levou para a Cidade do México quatro dos prémios principais
Cineasta mexicano levou para a Cidade do México quatro dos prémios principais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal