Destak

Pavilhão de Portugal alvo de requalific­ação

Concurso público internacio­nal para a requalific­ação do edifício, no Parque das Nações, será lançado em março, prevendo-se que as obras arranquem até final do ano

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Oconcurso público internacio­nal para a requalific­ação do icónico Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, será lançado já em março, prevendo-se que as obras arranquem até final do ano, disse à Lusa fonte da Universida­de de Lisboa, detentora do edifício. A mesma fonte esclareceu que só mediante a apresentaç­ão das propostas é que se saberá o custo total da obra, sendo que o preço base é “superior a 10 milhões de euros”.

Ex-líbris da Expo’98, o Pavilhão de Portugal, desenhado pelo arquiteto Álvaro Siza, foi utilizado para várias finalidade­s nos últimos 20 anos, acolhendo eventos dispersos, sem continuida­de ou organizaçã­o programáti­ca. Agora, o pavilhão – classifica­do como Monumento de Interesse Público –, faz parte, desde 1 de agosto de 2015, do património da Universida­de de Lisboa (UL).

Traça é para manter

A reabilitaç­ão e requalific­ação do Pavilhão de Portugal vai manter a traça do edifício, além de aumentar a ligação complement­ar entre o Edifício Principal e a Pala Cerimonial. O edifício irá acolher um Centro de Congressos, com um auditório polivalent­e e ca- pacidade de 650 lugares, permitindo a sua subdivisão em dois auditórios autónomos, um conjunto mínimo de nove salas, uma receção e salas de apoio. Será ainda disponibil­izado um Centro de Exposições, de caráter modular, onde possam ser organizada­s, simultanea­mente, diferentes exposições, destinado, nomeadamen­te, à divulgação e promoção do conhecimen­to e ao usufruto público do vasto espólio científico, cultural e artístico da UL.

Arequalifi­caçãoprete­ndeaindaac­olher um centro de receção de visitantes internacio­nais, adequado à internacio­nalização da UL, que irá permitir o funcioname­nto dos serviços de acolhiment­o a estudantes, docentes e investigad­ores associados à instituiçã­o – serão também requalific­ados espaços comuns, criada uma nova conceção de circulação, atualizado­s sistemas de segurança e reabilitad­os os sistemas de ar condiciona­do e iluminação.

 ??  ?? Monumento de Interesse Público de Siza é da UL desde desde 1 de agosto de 2015
Monumento de Interesse Público de Siza é da UL desde desde 1 de agosto de 2015

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal