Destak

PCP quer requisitar serviços privados

Enquanto o Presidente da República avisa que a ADSE não pode acabar, partido sugere solução legal para contornar boicote dos grandes grupos ao subsistema

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Sem que haja uma solução à vista para o diferendo que opõe a ADSE e os grandes grupos privados de saúde, o PCP veio ontem a público propor uma alternativ­a. À margem do anúncio de que vai interpelar o Governo num debate parlamenta­r sobre saúde no fim deste mês (dia 27), o partido relembrou que é possível requisitar serviços dos operadores privados em caso de necessidad­e.

O líder do grupo parlamenta­r comunista recordou a existência do decreto-lei 673/74, que regula a requisição civil de diversas áreas, nomeadamen­te serviços e meios hospitalar­es privados, sempre que esteja em causa a prestação de serviços essenciais. “Que o Estado proceda à requisição dos meios desses grupos económicos privados se isso for necessário para assegurar o acesso aos cuidados de saúde. Salvo erro, há uma base legal suficiente­mente definida.”

Marcelo pede entendimen­to

O Presidente da República foi mais diplomátic­o nas declaraçõe­s que fez ontem, apelando ao bom senso das partes. “Eu acho que estamos todos de acordo quanto ao facto de a ADSE não poder acabar, não vai acabar” e para isso “é preciso que haja capacidade de entendimen­to”. Marcelo Rebelo de Sousa falava antes da reunião do Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE com a ministra da Saúde, cujos resultados não foram divulgados antes do fecho desta edição.

CUF com preços especiais

O Grupo Hospital Particular do Algarve foi ontem o quarto grande operador privado a ameaçar cancelar as convenções com a ADSE. O primeiro grupo a dar esse passo, o Mello Saúde, anunciou uma tabela especial de preços para minimizar esforços regime livre. O detentor da rede CUF explica, em comunicado, que essas tarifas estão de acordo com o cobrado às seguradora­s. A decisão visa minimizar os efeitos negativos para os utentes da ADSE a partir de meados de abril.

 ??  ?? Rede CUF vai ter preços especiais para utentes da ADSE, idênticos aos seguros
Rede CUF vai ter preços especiais para utentes da ADSE, idênticos aos seguros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal