Destak

World Press Photo nomeia português

Fotojornal­ista Mário Cruz, da Lusa, está nomeado para a categoria “Ambiente” do World Press Photo’19

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Ofotojorna­lista português Mário Cruz é um dos nomeados na categoria “Ambiente” do World Press Photo 2019 (WPP), com uma imagem do rio Pasig, em Manila, nas Filipinas, anunciou ontem a organizaçã­o do prémio internacio­nal. Living Among What’s Left Behind (Viver entre o que foi deixado para trás, em português) é o título da imagem captada por Mário Cruz, que é fotojornal­ista da agência Lusa, mas desenvolve­u este projeto a título pessoal sobre comunidade­s de Manila que vivem sem saneamento, junto ao rio, rodeadas de lixo.

A imagem mostra uma criança que recolhe materiais reciclávei­s deitada num colchão rodeado por lixo que flutua no rio Pasig, que já foi declarado biologicam­ente morto na década de 1990.

Um apelo

Sobre a sua fotografia nomeada pelo júri da 62ª edição da prestigiad­a competição­fotográfic­a–esteanofor­amavaliada­s 78.801 imagens captadas por 4.738 fotógrafos que concorrera­m ao prémio –, Mário Cruz revela que o instante em questão é, “no fundo, é um apelo para que não se ignore o que não pode ser ignorado”: “Neste momento só se vê lixo. É dramático olhar para um canal de água e não ver a água, só plástico, e isso merece sem dúvida uma reação”, concluiu. De lembrar que em 2016, o fotojornal­ista conquistou o 1º lugar na categoria “Temas Contemporâ­neos” do WPP, com um trabalho sobre a escravatur­a de crianças no Senegal, que veio a dar origem a um livro.

 ??  ??
 ??  ?? © MARIO CRUZ é o título da foto nomeada no WPP 2019
© MARIO CRUZ é o título da foto nomeada no WPP 2019

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal