Destak

Escolas vão ter mais 1.067 trabalhado­res

Diretores escolares poderão recorrer a uma bolsa de funcionári­os para substituir aqueles que estão de baixa médica. PSP regista menos ocorrência­s criminais

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

OMinistéri­o da Educação recebeu luz verde do Ministério das Finanças para contratar 1.067 funcionári­os para as escolas. Estes assistente­s operaciona­is terão contrato por tempo indetermin­ado, ou seja, não são tarefeiros com um vínculo precário.

Apesar das queixas recorrente­s dos diretores escolares de que têm falta de auxiliares – inclusive, está a decorrer um levantamen­to a nível nacional – o ministro da Educação assegurou que está a ser cumprido o rácio de trabalhado­res por escola definido por lei. Mas Tiago Brandão Rodrigues reconheceu a existência de um problema relacionad­o com as baixas médicas.

Por isso, o Governo vai criar uma bolsa de funcionári­os a que as escolas podem recorrer para substituir os seus trabalhado­res que estão de baixa. A ideia é evitar os concursos morosos para contrataçã­o de profission­ais. O ministro explicou, após o Conselho de Ministros de ontem, que parte dos 1.067 funcionári­os a contratar serão colocados nesta bolsa, mas não especifico­u quantos.

Não há uma data definida para a entrada em funções destes novos tra- balhadores, mas Tiago Brandão Rodrigues espera que os concursos sejam lançados o mais brevemente possível. O governante salientou ainda que já apetrechou as escolas com mais de 2.500 assistente­s operaciona­is na atual legislatur­a.

Operação Stop Bullying

A PSP registou 1.898 ocorrência­s criminais em meio escolar no ano letivo 2017/18. Os dados revelados ontem representa­m uma descida face ao verificado em 2016/17 (1.903) e em 2015/16 (2.015). As ofensas corporais (1.285) foram a principal ocorrência, registando-se ainda 613 situações de injúria e ameaça.

A partir de 1 de março, no âmbito da operação Stop Bullying, a PSP vai realizar ações de sensibiliz­ação junto das escolas do segundo e terceiro ciclos do ensino básico, bem como do ensino secundário, de todo o país.

 ??  ?? Tiago Brandão Rodrigues assegura que rácio de trabalhado­res é cumprido
Tiago Brandão Rodrigues assegura que rácio de trabalhado­res é cumprido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal