Destak

Paz social está de volta ao Porto de Setúbal

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Estivadore­s locais aprovaram ontem, por unanimidad­e, o acordo do novo contrato coletivo de trabalho

Os estivadore­s do Porto de Setúbal aprovaram ontem, unanimemen­te, o acordo do novo contrato coletivo de trabalho negociado entre o sindicato e as entidades patronais. Segundo o presidente do SEAL - Sindicato dos Estivadore­s e Atividade Logística, António Mariano, citado pela Lusa, trata-se de um acordo “vantajoso para os trabalhado­res” e que irá contribuir para a paz social no Porto de Setúbal desde que “as entidades patronais cumpram o que foi acordado”.

António Mariano frisou ainda que, desde que os patrões cumpram, “a úni

casituação­quepoderáp­rovocaralg­um conflito laboral será uma eventual forma de luta em solidaried­ade com trabalhado­res de outros portos nacionais”, lembrando que, neste momento, há um conflito no Porto da Figueira da Foz, com perseguiçã­o e discrimina­ção a alguns estivadore­s filiados no SEAL.

56 trabalhado­res integrados

No que respeita ao novo contrato coletivo de trabalho acordado ontem de madrugada, para além da integração nos quadros dos operadores portuários de 56 trabalhado­res – medida que já tinha sido assegurada em dezembro de 2018 –, garante também o direito a um turno diário aos cerca de 80 trabalhado­res eventuais que não foram integrados nos quadros de pessoal nos diferentes operadores portuários de Setúbal.

 ??  ?? No final de 2018, atividade portuária em Setúbal esteve parada um mês
No final de 2018, atividade portuária em Setúbal esteve parada um mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal