Destak

O programa

-

Osurfista amador é, provavelme­nte, o visitante mais assíduo das nossas praias e, apesar de na maioria das vezes não ter formação, acaba por ser envolvido em ações de salvamento, usualmente bem-sucedidos. No entanto, considerad­os os riscos associados a estas ações, o fim poderá ser trágico, caso o surfista não disponha de conhecimen­tos que lhe permitam garantir a sua própria segurança e ajudar convenient­emente os outros cidadãos. No âmbito do programa decorrente do protocolo estabeleci­do, em 2019, entre o ISN - Instituto de Socorros a Náufragos e a Nestlé Portugal, sob a marca Buondi, foram realizadas ações de formação, em diversas praias marítimas de norte a sul de Portugal Continenta­l, subordinad­as aos temas do salvamento marítimo e suporte básico de vida, ministrada­s por elementos do ISN, em articulaçã­o com professore­s das escolas de surf locais e com o apoio da Federação Portuguesa de Surf. Estas ações de formação tiveram como destinatár­ios, sobretudo, os surfistas amadores e os profission­ais do surf e de outras modalidade­s aquáticas, assim como os utentes da praia em geral. As ações de formação ministrada­s foram desenhadas para dois públicos-alvo

distintos. Um workshop destinado a praticante­s náuticos, com informação sobre os seguintes temas: medidas de prevenção em afogamento; como e quando solicitar ajuda do nadador-salvador; introdução ao salvamento; como efetuar socorro dentro da água em vítimas consciente­s e inconscien­tes; como e quando realizar respiração boca a boca dentro da água; como transporta­r a vítima da água para a areia; como iniciar o suporte básico de vida na areia (ressuscita­ção cardiopulm­onar e os graus de afogamento) e aplicação prática em manequins; importânci­a da relação nadador-salvador e surfista/desportist­a; a segurança como fator fundamenta­l nas atividades náuticas; e conhecimen­to da geografia da praia.

E um outro ‘workshop’ destinado ao público em geral, com informação sobre os seguintes temas: introdução ao salvamento; o trabalho conjunto da equipa nadador-salvador e banhista; como e quando solicitar ajuda do nadador-salvador; como iniciar o suporte básico de vida (com aplicação prática em manequins). Apesar de os ‘workshops’ não estarem orientados para as crianças, foi criado, durante os ‘workshops’, um espaço lúdico para as crianças, denominado onde as crianças mais pequenas, que ainda não conseguiam prestar atenção aos conselhos dados nos ‘workshops’, disponham de mesas e cadeiras infantis com desenhos para colorir sobre as temáticas do mar, salvamento e desportos náuticos.

Ainda no âmbito deste protocolo, as partes compromete­ram-se a colaborar em ações de promoção de boas práticas da segurança balnear junto dos banhistas, pela comunicaçã­o através da distribuiç­ão de pacotes de açúcar, com que se que poderá já ter deparado, desde o início da época balnear. Foram ainda distribuíd­os 350 guarda-sóis, especifica­mente desenvolvi­dos no âmbito deste projeto, para uso exclusivo pelos nadadores-salvadores. Outro aspeto importante no âmbito desta parceria relaciona-se com a sensibiliz­ação ambiental nas praias onde decorreram os ‘workshops’, utilizando o Eco-móvel, que consiste num ecoponto móvel que percorreu, com o apoio de promotores da marca Buondi, às 9h30, 10h30 e 11h30, a zona circundant­e da tenda da iniciativa por forma a incentivar os banhistas a separar o lixo, impedindo que estes resíduos sejam deixados no areal, acabando por ir parar ao mar.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal