Destak

Praia ajuda a melhorar a sua condição física

André Guimarães, um dos vários personal trainers inscritos na plataforma Fixando, sugere exercícios físicos em família que podem minimizar os exageros do verão

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Verão é sinónimo de descanso, mas também de alguns exageros alimentare­s. Porque não deve baixar a guarda neste período, o Destak pediu a um especialis­ta para definir alguns exercícios que podem ser feitos na praia.

Para tonificar e fortalecer e continuar a acelerar o seu gasto calórico faça agachament­os: de pé, mantenha os pés à largura da anca. Com os joelhos e as pontas dos pés para fora, projete a anca para trás e agache até à altura do joelho, sem utilizar as mãos como ajuda. Realize três séries de 15/20 repetições. Outra opção é o

lunge estático: coloque um pé à frente e outro atrás, desça de forma controlada até que os joelhos formem um ângulo de 90°. O joelho de trás não toca na areia e o da frente não passa a ponta do pé. Realize duas séries para cada lado, de 12/15 repetições.

Opções variadas

Dos seguintes exercícios, pode fazer três sequências de 30 segundos, com descanso de 20 segundos entre elas. No skipping, corra sem sair do lugar elevando os joelhos a 90°. No alpinista, coloque-se em posição de prancha, com costas e ancas em linha reta e braços com mão, cotovelo e ombro perfeitame­nte alinhados. Depois traga um joelho de cada vez ao cotovelo o máximo que conseguir como se estivesse a subir uma montanha.

Na elevação do quadril, deitado para cima com os joelhos fletidos, eleve a sua anca até alinhar com os joelhos. Nesse momento, contraia glúteos e abdominal e depois desça. Para uma prancha com apoio de cotovelos, deite-se de barriga para baixo, estenda as pernas e dobre os braços, formando um ângulo de 90° nos cotovelos. Da cabeça aos pés, o corpo deve formar uma linha reta. Os principian­tes podem apoiar os joelhos na areia.

Termine a sua sessão com uma sequência de alongament­os musculares estáticos ou relaxament­o, através de uma inspiração profunda: sustenha cinco segundos e expire lentamente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal