Destak

Campeonato dos grandes facilita título

Só o Benfica foi campeão à margem desta ‘mini-liga’; Sp. Braga é quase sempre o clube com menos pontos

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

A2ª jornada do campeonato proporcion­a o primeiro jogo de gabarito, com a receção do Sporting ao Sp. Braga (ver tabela). Embora se realize numa fase precoce da temporada, esta partida poderá ditar as primeiras distâncias entre os três grandes e os arsenalist­as, que ao longo da última década têm tentado progressiv­amente intrometer-se na luta pelo título. E, ainda por cima, há um Benfica-fc Porto na próxima ronda.

Mas até que ponto os confrontos diretos entre estas quatro equipas são efetivamen­te relevantes para o apuramento do campeão? O Destak analisou os resultados desde a temporada 2009/10 e em sete dessas dez épocas venceu o campeonato quem fez mais pontos nesta ‘mini-liga’.

Nas quatro vezes que arrecadou o troféu, por exemplo, o FC Porto foi arrasador contra os restantes candidatos. Em 18 pontos possíveis, correspond­entes a seis vitórias, conseguiu um mínimo de 14 pontos (quatro vitórias e dois empates) e uma das vezes chegou aos 16 pontos (cinco vitórias e um empate).

A história não é a mesma com o outro campeão da década. Das seis ocasiões em que levou o ‘caneco’, em três delas o Benfica fez menos pontos contra as principais equipas do que um dos adversário­s.

A primeira vez foi em 2009/10, quando os 10 pontos dos comandados de Jorge Jesus ficaram aquém dos 12 conseguido­s por Domingos Paciência, na única época em que o Sp. Braga foi a equipa com mais pontos entre os quatro candidatos – nas restantes nove fica sempre em último.

Jesus voltou a não ser o mais vitorioso na ‘mini-liga’ em 2014/15, igual sorte à de Rui Vitória em 2015/16.

 ??  ??
 ??  ?? © MIGUEL BARREIRA
© MIGUEL BARREIRA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal