Destak

Evitar mais deslizes em ‘palco escorregad­io’

Seleção Nacional volta a jogar em casa na fase de qualificaç­ão para o Euro 2020 e logo num estádio que não tem assistido a bons resultados

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Depois de duas vitórias fora de casa, Portugal volta hoje a jogar no seu território, à procura de dar mais um passo decisivo no apuramento para a fase final do próximo Europeu. O arranque da qualificaç­ão assistiu a dois empates no Estádio da Luz, em março passado, pelo que importa evitar a todo o custo novo tropeção, sob pena de se perder a oportunida­de de cavar o fosso para a Sérvia (na luta pelo 2º lugar que dá acesso direto) ou de a Ucrânia fugir na liderança.

O palco escolhido para a receção ao Luxemburgo é o Estádio de Alvalade, que não tem sido talismã ao longo da última década. No campo do Sporting, a Seleção Nacional não venceu nenhum dos últimos três encontros realizados desde setembro de 2008, dois deles oficiais e um particular. Perdeu com a Dinamarca (2-3) no apuramento para o Mundial 2010 e em igual fase para o mundial seguinte empatou (1-1) com Israel. O amigável com a França saldou-se por uma derrota por 1-0.

Rui Patrício, Pepe, José Fonte, Danilo, João Mário, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo são os jogadores presentes nesse encontro que hoje voltam a estar às ordens de Fernando Santos. E, lá está, o selecionad­or não quer facilitism­os. “Portugal é melhor, tenho a certeza disso, desde que cumpra todos os critérios importante­s durante o jogo. Se não o fizer, então vai ser muito difícil e o Luxemburgo pode dificultar muito a nossa tarefa”, afirmou.

Fernando Santos não se quis alongar sobre a dispensa de Rafa Silva, da responsabi­lidade da equipa médica, e desvaloriz­ou a ausência de William, igualmente cortado da lista devido a problemas físicos. O seu substituto, André Gomes, não chegou ontem a tempo de treinar com a equipa. Mário Rui continua limitado.

 ??  ?? Fernando Santos desvaloriz­ou a ausência de William ou a dispensa de Rafa
Fernando Santos desvaloriz­ou a ausência de William ou a dispensa de Rafa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal