Destak

Queer Porto de volta para a quinta edição

Edição 2019 do Festival Internacio­nal de Cinema Queer Porto realiza-se na Cidade Invicta entre quarta-feira e domingo. Teatro Rivoli será a base do evento

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Um debate sobre o ‘glam’ e provocação dos músicos David Bowie e Madonna, uma festa tributo à artista Beyoncé e filmes sobre o VIH/SIDA e a homofobia são destaques do Queer Porto 2019. “São cinco anos de Queer Porto, com uma programaçã­o mais diversa e mais inclusiva que vem enriquecer o programa do Teatro Municipal do Porto (TMP) e a cidade do Porto”, disse Tiago Guedes, diretor do TMP, na conferênci­a de imprensa de apresentaç­ão da programaçã­o da 5ª edição do Festival Internacio­nal de Cinema Queer Porto.

Celebrar Stonewall

A 5ª edição do festival, que tem como base o Teatro Rivoli, arranca com o documentár­io americano

(2002), de Bill Weber e David Weissman, no Rivoli, às 21h30, assinala os 50 anos dos motins de Stonewall, em Nova Iorque (EUA), como marco na emergência dos “modernos movimentos de luta LGBTI+”, e tem duas secções de competição. Num certame de cinema com cerca de 30 filmes a exibir entre os dias 16 e 20 de outubro, na edição deste ano concorrem na competição oficial oito filmes. Já na secção da competição concorrem seis filmes de realizador­es portuguese­s. Por outro lado, o ciclo de cinema dedicado a Stonewall serve de mote para o um programa paralelo de debates sobre a evolução das expressões ‘queer’ na pop durante os últimos 50 anos, uma “viagem” desde o “existencia­lismo ‘glam’ de David Bowie à Madonna mais recente e sempre provocador­a”.

 ??  ?? O “existencia­lismo ‘glam’” do icónico David Bowie vai ser tema de debate
O “existencia­lismo ‘glam’” do icónico David Bowie vai ser tema de debate

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal