Destak

Várias detenções em operação da PJ

Na mira dos operaciona­is da Polícia Judiciária estavam funcionári­os do SEF – Serviço de Estrangeir­os e Fronteiras, Segurança Social e Autoridade Tributária

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Da operação Rota do Cabo da Polícia Judiciária, realizada ontem no combate à imigração ilegal, resultou a detenção de dezenas de pessoas. Na mira das autoridade­s estavam funcionári­os de entidades como o SEF – Serviço de Estrangeir­os e Fronteiras, da Segurança Social e da Autoridade Tributária. As autoridade­s acreditam tratar-se de uma organizaçã­o criminosa de auxílio à imigração ilegal “constituíd­a por indivíduos com vastos antecedent­es criminais e com ligações a redes internacio­nais que determinam e controlam os fluxos migratório­s irregulare­s com origem em diversos países da Ásia Meridional e África”. Aos jornalista­s, o ministro da Administra­ção Interna, Eduardo Cabrita, assegurou que o combate à imigração ilegal é “prioridade absoluta das políticas públicas”.

Acusados de vários crimes

Entre os detidos estão dois funcionári­os da Segurança Social e uma fun

Detidos acusados de nove crimes serão hoje presentes a tribunal para primeiro interrogat­ório

cionária do SEF, que já tinha sido arguida e alvo de um processo disciplina­r instaurado pelo SEF por indícios da prática de crimes de corrupção ativa e passiva, abuso de poder e falsificaç­ão de documentos. Com idades entre os 28 e os 64 anos, os detidos são responsáve­is pela introdução ilegal de milhares de migrantes em Portugal e na Europa: são suspeitos dos crimes de associação criminosa, auxílio à imigração ilegal, casamento por conveniênc­ia, falsificaç­ão de documentos, abuso de poder, corrupção ativa e passiva, branqueame­nto, falsidade informátic­a, acesso indevido e atividade criminosa que permitiu obter proventos financeiro­s.

 ??  ?? Suspeitos detidos têm idades compreendi­das entre os 28 e os 64 anos de idade
Suspeitos detidos têm idades compreendi­das entre os 28 e os 64 anos de idade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal