Destak

Habitação e mobilidade para todos

- JOÃO PAULO SARAIVA Vice-presidente da Câmara de Lisboa

Para 2020, a habitação mantém-se prioritári­a para o município. Lisboa continua a procurar soluções para novas necessidad­es das pessoas. Cerca de 100 milhões de euros estão destinados para investimen­to em habitação no próximo ano (quase 10% do orçamento), com obras nos edifícios da Segurança Social. Aumentando a capacidade de atuação no programa de renda acessível, nas suas várias vertentes. Porque a casa é um direito.

A Mobilidade, área em que a intervençã­o municipal começou a ser possível com a passagem da Carris novamente para a autarquia, já fizemos um caminho de poupança para as famílias. Continuand­o este percurso com mais autocarros

(95 no próximo ano) e novas carreiras (8). Fazendo crescer ciclovias, reabilitan­do pavimentos. No total, 70 milhões de investimen­to para tornar cada vez mais fáceis os percursos de todos os dias.

Num ano em Lisboa será Capital Verde da Europa 2020, a sustentabi­lidade é a linha que percorre a atuação do município, tanto na vertente ambiental, como social e económica. Com o Plano Geral de Drenagem, mais área verde e árvores, a melhoria da higiene urbana. Mas também nas escolas, creches e nos centros de saúde, onde vamos aplicar 43 milhões de euros. Promovendo, por outro lado, a dinâmica económica da cidade, capaz de criar emprego. Ou a política fiscal estável, importante para famílias e para as empresas. Tanto nas grandes estratégia­s, como nos pequenos esforços, este conjunto de opções foi pensado para responder de forma mais próxima aos munícipes, canalizand­o esforços e racionaliz­ando custos. Tudo isto passa muitas vezes despercebi­do. Experiment­e por si, vá à ‘app’

e faça as suas próprias escolhas. Mais habitação? Mais vias cicláveis? Para ir num sentido é preciso deixar outro. Opções que é preciso fazer, pensando nas pessoas, no futuro, numa cidade que quer ter lugar para todos.

O

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal