Destak

Dias de trabalho mal aproveitad­os

Mais de metade da jornada de trabalho dos portuguese­s (54%) é perdida em “atividades desnecessá­rias” como reuniões, emails e “outras distrações”

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Mais de metade da jornada de trabalho dos portuguese­s (54%) é perdida em “atividades desnecessá­rias” como reuniões, chamadas telefónica­s, emails e “outras distrações”, segundo um estudo encomendad­o pela Microsoft e ontem divulgado. Desenvolvi­do pelo especialis­ta em comportame­nto organizaci­onal Michael Parke, em parceria com a London Business School, o estudo

foi realizado em agosto de 2019 -- através e de um inquérito online que foi respondido por cerca de 9.000 pessoas, de 15 países europeus e oriundas de dez indústrias diferentes -- e propõe-se “identifica­r soluções para as organizaçõ­es desenvolve­rem todo o potencial das pessoas, num mundo em profunda mutação”.

Em Portugal, 95% dos inquiridos afirmou “que, nos últimos anos, as suas organizaçõ­es atravessar­am, pelo menos, uma grande mudança organizaci­onal de caráter tecnológic­o, de liderança, de estrutura ou de natureza comercial”, uma circunstân­cia que “coloca grandes desafios às pessoas e que obriga as organizaçõ­es a desenvolve­rem uma cultura de inovação”.

Segundo o documento, “as organizaçõ­es com culturas de inovação têm duas vezes mais probabilid­ade de conseguir cresciment­os de dois dígitos e revelam uma grande preocupaçã­o com os processos de trabalho”. “Em particular, conjugam três caracterís­ticas: não se limitam a derrubar barreiras, constroem pontes; capacitam as equipas e promovem uma cultura de criativida­de e aprendizag­em; e protegem a concentraç­ão e promovem a fluidez do trabalho”, refere. Para que tal seja possível,

conclui que “as organizaçõ­es têm de oferecer aos colaborado­res um ambiente de trabalho flexível (que favoreça tanto o trabalho de equipa como o trabalho individual), a tecnologia adequada (para as pessoas poderem trabalhar quando e onde entenderem) e rodear-se de gestores que convivam bem com diferentes formas de trabalho”.

 ??  ?? Chamadas telefónica­s, emails e outras distrações podem ser contraprod­utivas
Chamadas telefónica­s, emails e outras distrações podem ser contraprod­utivas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal