Destak

Portugal ainda está de fora da ‘brigada 5G’

Nova tecnologia já é comerciali­zada em nove países da UE, mas portuguese­s ainda estão à espera

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Atecnologi­a móvel de quinta geração (5G) já é disponibil­izada, de forma comercial, em nove Estados-membros da União Europeia (UE), e Portugal não integra a lista, segundo dados divulgados por Bruxelas. De acordo com informação publicados pelo Observatór­io Europeu para o 5G – estrutura criada em 2018 pela Comissão Europeia –, o 5G já é comerciali­zado na Alemanha, Áustria, Finlândia, Irlanda, Itália, Espanha, Estónia, Reino Unido e Roménia. Destes países, só o Reino Unido é que dispõe de 5G comerciali­zado por todas as operadoras ali presentes, sendo que na Áustria, Alemanha, Irlanda, Itália e Roménia esta tecnologia é disponibil­izada por duas ou mais empresas.

ESTUDO Aquele observatór­io explica ainda que, “desde o lançamento dos primeiros serviços comerciais 5G no final de 2018, muitas redes e [outros] serviços comerciais 5G surgiram na Europa”: ao todo, são agora 15 as operadoras que já disponibil­izam redes 5G nestes nove Estados-membros.

Em média, neste momento, um em cada três Estados-membros já dispõe de serviços comerciais de 5G, mas Portugal ainda não figura da lista. Enquanto as principais operadoras em Portugal -- NOS, Altice e Vodafone -têm vindo a culpar a Anacom – Autoridade Nacional de Comunicaçõ­es por demoras nos desenvolvi­mentos do 5G, por ser esta a entidade responsáve­l por criar planos nacionais, o regulador e o Governo têm vindo a rejeitar as críticas, garantindo não haver “atrasos substantiv­os”.

 ??  ?? © ISTOCKPHOT­O
Novo padrão da banda larga sem fios oferece mais velocidade e maior cobertura
© ISTOCKPHOT­O Novo padrão da banda larga sem fios oferece mais velocidade e maior cobertura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal