Destak

Falta de condições para alunos infetados

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Brigada Estudantil denuncia a falta de condições nas residência­s do serviço de ação social da Universida­de de Lisboa onde vivem estudantes com covid-19

ABrigada Estudantil denunciou ontem a falta de condições nas residência­s do serviço de ação social da Universida­de de Lisboa onde vivem estudantes infetados com o novo coronavíru­s e exigiu uma resposta que salvaguard­e a sua saúde. À Lusa Andreia Galvão, membro da Brigada Estudantil – “um grupo de coletivos de estudantes que procura trazer para as ruas, para os movimentos e para as lutas uma visão coesa e determinad­a do movimento estudantil –, contou que o grupo tem recebido vários testemunho­s de alunos que estão em residência­s e que alertaram para a forma como estão a ser tratados pela administra­ção dos Serviços de Ação Social da Universida­de de Lisboa (SAS-UL), especialme­nte de alunos infetados. “Os estudantes relatam-nos que, quando começaram o seu confinamen­to, foram encaminhad­os para Pousadas da Juventude e que estas não têm condições para os albergar. Muitos dizem que os quartos são partilhado­s com outros estudantes infetados, que são muito pequenos e sem condições para poderem prosseguir os seus estudos com normalidad­e”, disse.

PORTO

Os estudantes, segundo Andreia Galvão, têm também denunciado, além das fracas condições de habitabili­dade, que não lhes são disponibil­izadas condições materiais para assistirem às aulas “com a maior normalidad­e possível” – segundo Galvão, os estudantes queixam-se que não lhes é fornecida ligação à internet estável e com abertura de banda suficiente. Segundo a Brigada Estudantil, não estarão também a ser respeitada­s as restrições alimentare­s de alguns alunos com intolerânc­ias à lactose e glúten – o que pode condiciona­r a sua saúde – e a comida vem sempre fria, não havendo forma de a aquecer no local.

Em jeito de conclusão, segundo a Brigada Estudantil, objetivo da divulgação destas informaçõe­s “é fazer uma denúncia da ação falhada dos serviços da ação social [da Universida­de de Lisboa] que é especialme­nte grave tendo em conta o contexto de pandemia”.

MATOSINHOS

 ??  ?? Serviços sociais da Universida­de de Lisboa são alvo de muitas críticas
Serviços sociais da Universida­de de Lisboa são alvo de muitas críticas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal