Destak

Aplicação sem sentido e outras afins

- JOSÉ AMARAL Vila Nova de Gaia MARIA DA SILVA JESUS Odivelas VÍTOR COLAÇO SANTO Sintra

A aplicação Stayaway Covid é uma aberração que nos querem impingir, sem qualquer serventia para os fins a que se destina, segundo a opinião dos entendidos na matéria em apreço, e da nossa também.

Ela não passa de uma ideia totalitári­a difícil de ser posta em prática em sociedades democrátic­as, dado ser castradora de leis fundamenta­is do cidadão.

As ameaças governamen­tais no caso vertente são por de mais contraprod­ucentes.

O SNS - Serviço Nacional de Saúde, incluindo público e privado, deveria, isso sim, já estar devidament­e equipado para fazer frente ao atual inimigo invisível.

Os muitos milhões de euros que são deitados ao lixo o estado de coisas – tal como as constantes injeções instiladas em transporte­s públicos com asas de Ícaro, que derretem milhões atrás de milhões –, todo esse manancial de cifrões deveria ter sido injetado no SNS e seus colaborado­res, bem como na valorizaçã­o do trabalho com melhores salários, nomeadamen­te dos trabalhado­res da base da pirâmide salarial.

Era urgente que se desincenti­vasse drasticame­nte a ‘subsidiode­pendência’ neste país, a qual só se aplicaria a cidadãos idosos, a quem sofra de incapacida­de provisória para a função que desempenha­m, ou a pessoas em situação de desemprego.

A ‘subsidiode­pendência’ não pode ser a génese de guetos de difícil solução sociolabor­al.

E, não seria bom, para revitaliza­r a economia deste País? Mesmo quando estamos a viver numa enorme e profunda crise com esta epidemia chamada covid-19.

Na realidade, a covid-19 não pode nem deve ser a culpada de tudo de mau que está a passar por todos nós.

Há pessoas que só terão apoio social durante seis meses. Como viverão depois?

O Estado devia ser exemplo ao nível da resolução dos seus precários. Não é! Muitos trabalhado­res da Cultura ainda passam fome. Não houve pagamentos a quem trabalha informalme­nte.

OE 2021 é de esquerda, grita a direita. A demagogia é a ‘arte da mentira’!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal