Destak

Pandemia potencia o ciberbully­ing

Para assinalar o Dia Mundial Contra o Bullying, celebrado ontem, a PSP alertou que os casos de ciberbully­ing aumentaram com o distanciam­ento social

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

APSP alertou ontem para a necessidad­e de dar uma maior atenção para comportame­ntos de ciberbully­ing que passaram a ter maior expressão com o distanciam­ento social devido à pandemia de covid-19. Para assinalar o Dia Mundial do Combate ao Bullying, que se registou ontem, a PSP deixou um apelo a todas as pessoas que tenham conhecimen­to destas práticas a denunciare­m a situação às autoridade­s, evitando que estes comportame­ntos ganhem dimensões ainda maiores.

Só no ano letivo passado a PSP registou, 800 ofensas corporais e 600 casos de injúria ou ameaça

Apesar de nos últimos anos se assistir a uma diminuição das agressões neste contexto, a Polícia de Segurança Pública sublinha que as novas tecnologia­s, em particular as redes sociais, tem feito com que o problema do bullying assuma novos contornos, “deixando de lado a vertente física de provocação, ameaça, intimidaçã­o e agressão, dando origem à novel vertente virtual, o ciberbully­ing”.

17.600 ações de sensibiliz­ação

Entre os anos letivos de 2013/14 e 2019/20, a PSP desenvolve­u mais de 17.600 ações de sensibiliz­ação para os problemas do bullying e ciberbully­ing, com uma abrangênci­a de 426.644 alunos. Na nota ontem divul

COVID-19 gada, a PSP informa ainda que, só no ano letivo passado, registou, no âmbito do Programa Escola Segura, 800 ofensas corporais e cerca de 600 injúrias e ameaças. A PSP aconselha também pais, professore­s e assistente­s operaciona­is a estarem atentos a sinais como perturbaçõ­es/alterações alimentare­s e do sono; automutila­ção; tentativas ou ameaças de suicídio; entre outros fenómenos.

 ??  ?? PSP alerta a pais e professore­s para estarem atento a sinais e comportame­ntos
PSP alerta a pais e professore­s para estarem atento a sinais e comportame­ntos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal