Destak

Protesto Pelo Cinema Português

Cerca de uma centena de estudantes de cinema juntou-se ontem num protesto junto ao Parlamento

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Cerca de uma centena de estudantes, realizador­es, produtores, argumentis­tas juntou-se ontem num protesto estudantil pelo cinema português, junto à Assembleia da República, em Lisboa. O protesto foi convocado pelo Movimento Estudantil Pelo Cinema Português, no mesmo dia em que foi votada no Parlamento uma proposta de lei que transpõe uma diretiva europeia sobre audiovisua­l. A manifestaç­ão realizou-se contra a proposta de lei, ontem votada no Parlamento, que transpõe uma diretiva europeia, de 2018, para regulament­ar, entre os Estados-membros, a oferta de serviços de comunicaçã­o social

LETRAS audiovisua­l, que inclui canais de televisão por subscrição, plataforma­s de partilha de vídeos e serviços audiovisua­is a pedido, conhecidos como VOD ( ‘video on demand’), como as plataforma­s Netflix, HBO e Disney +.

Presenças e apoios ilustres

O protesto contou ainda com vários realizador­es portuguese­s consagrado­s solidários com o protesto, entre os quais João Botelho, Catarina Vasconcelo­s, Teresa Villaverde, Inês Oliveira, Gabriel Abrantes e Cláudia Varejão. Os produtores Luís Urbano, Pedro Duarte e os programado­res Miguel Valverde e Cíntia Gil, a deputada comunista Ana Mesquita e um dos porta-vozes do Manifesto em Defesa da Cultura, Pedro Penilo, também estiveram presentes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal