Diário de Notícias

Adelaide Ferreira de regresso a Portugal com a filha

Brasil. Juíza entregou menor, de 15 anos, à mãe, enquanto o processo- crime continua a decorrer em Cuiabá. Filha da cantora pode cumprir em Cascais medida socioeduca­tiva

- ALF RE DO TE I XE I RA

Adelaide Ferreira prepara- se para voltar a Portugal com a filha, depois de aquela ter sido libertada da Casa de Retaguarda, em Cuiabá, no estado brasileiro de Mato Grosso, onde se encontrava internada depois de ter feito um aborto. A cantora e atriz tem desta forma a sua primeira vitória, mas tanto ela como a filha, de 15 anos, são ainda alvo de um processo- crime, podendo a menor vir a cumprir em Portugal uma medida socioeduca­tiva.

Foram momentos de grande emoção os vividos por Adelaide Ferreira e pela filha, anteontem à noite, no tribunal. “Foi emocionant­e e tanto uma como outra não esconderam perante a juíza a felicidade que viviam”, conta o advogado da cantora Isaque Rocha. À juíza Gleide Bispo dos Santos, responsáve­l pela 1. ª Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, Adelaide Ferreira afirmou ser “boa mãe e que sempre acompanhou a filha, que a criou sozinha, que foi mãe e pai e que a menor era boa aluna, estudou em escolas particular­es, tem boa notas e que tem um enorme carinho pela mãe”.

O advogado diz ainda que o facto de a cantora ter- se deslocado ao Brasil para defender a filha “foi importante”. Adelaide causou “boa impressão”, tendo apresentad­o toda a documentaç­ão necessária para poder ficar com a filha. A decisão acabou por ser favorável neste primeiro ato judicial, que tratou o processo cível e começou com o processo criminal, onde a menor está indiciada por cometer o “ato infraciona­l do aborto” e a mãe, o namorado e a mãe daque- le aparecem suspeitos de tentarem encobrir o crime.

A menor tem agora três dias para apresentar defesa e arrolar testemunha­s. O processo segue depois para o Ministério Público, que fará a acusação. Só depois decorrerá o julgamento, podendo Adelaide Ferreira e a filha estarem ausentes. Ambas já realizaram todas as diligência­s necessária­s no Brasil. Quando for anunciada a decisão e caso esta passe por condenar a menor, de 15 anos, a cumprir uma medida socioeduca­tiva, ela poderá ser feita em Portugal, por meio do envio de uma carta rogatória. O advogado brasileiro da cantora considera que este será um processo rápido “muito devido ao facto de a menor já não estar internada, havendo preferênci­a para se avançar com estes casos”.

Adelaide Ferreira viajou para o Brasil na passada quarta- feira, depois de ter sido indiciada pela Polícia Civil de Cuiabá por tentar encobrir o aborto da filha. Esteve hospedada

Mãe e filha protagoniz­aram

momentos emocionant­es

numa unidade hoteleira e não em casa da família do namorado da menor. No entanto, ocorreu um encontro, garantindo o advogado que a amizade que existia não foi abalada com o caso. Às autoridade­s todos afirmaram não ter qualquer envolvimen­to com o aborto. “A rapariga apenas ficou desesperad­a com a gravidez, apesar de a mãe, como afirmou em tribunal, sempre a ter orientado para os perigos de uma gravidez precoce”, diz o advogado Isaque Rocha.

O namoro parece também sair ileso. O certo é que mãe e filha preparam o regresso, o que poderá acontecer dentro de dias.

A filha da cantora conheceu

 ?? NUNO PINTO FERNANDES / GLOBAL IMAGENS ?? Juíza brasileira foi sensível aos argumentos apresentad­os pela cantora e libertou a filha
NUNO PINTO FERNANDES / GLOBAL IMAGENS Juíza brasileira foi sensível aos argumentos apresentad­os pela cantora e libertou a filha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal