Diário de Notícias

Macaco iraniano já voltou da sua viagem ao espaço

- Com Lusa

ESPAÇO Fontes oficiais citadas pelos media iranianos garantem que o macaco que terá sido lançado segunda- feira, dentro de uma caixa, num foguetão para o espaço, já terá regressado à Terra. O macaco terá regressado após atingir os 120 quilómetro­s de altitude.

Nas imagens disponibil­izadas pelo canal Press TV, o animal aparece com um ar assustado, mas aparenteme­nte bem de saúde, sentado numa espécie de “cadeira”, enquanto é levado por cientistas depois do seu regresso à Terra.

“Enviar o macaco [ ao espaço] e trazê- lo de volta foi o primeiro passo para mandar humanos ao espaço”, afirmou o ministro da Defesa iraniano, Ahmad Vahidi, à agência Fars.

Mas se a ida do macaco ao espaço era celebrada em Teerão, em Washington ouviam- se críticas. A porta- voz do Departamen­to de Estado, Victoria Nuland, disse à CNN que “apesar de ter visto fotografia­s do pobre macaco”, os EUA “não têm forma de confirmar que aconteceu”.

Nuland frisou ainda que “são bem conhecidas” as preocupaçõ­es de Washington quanto ao programa espacial iraniano, já que “qualquer veículo de lançamento espacial capaz de colocar um objeto em órbita é diretament­e relevante para o desenvolvi­mento de mísseis balísticos de longo alcance”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal