Diário de Notícias

Encontrado­s mortos dois turistas alemães

Desapareci­dos há quatro dias, casal de alemães, ambos de 68 anos, foi encontrado sem vida no fundo de ravina no Funchal

- LÍLIA BERNARDES

nais de irrigação que atravessam a ilha – a Levada dos Tornos no Monte. Para o subchefe do BVM “não há percursos fáceis. É preciso ter muito cuidado. É preciso as pessoas informarem- se bem”, reiterou.

Ao longo dos anos muitos turistas têm perdido a vida nestes passeios havendo alertas para se fazerem munir de um guia. Muitas vezes, perdem- se. Os percursos existentes têm graus de dificuldad­e variados.

O DN apurou que a Proteção Civil não foi informada desta situação. O ex- vereador do Ambiente, ecologista e geógrafo, Raimundo Quintal, questionou “a forma como foi desencadea­da a operação de busca” de um casal idoso desapa - recido desde quarta- feira, “bem como as condições da vereda” entre o Monte e a Levada do Bom Sucesso. “Há uma distância abissal entre o discurso dos governante­s e a realidade no terreno.”

Para o presidente da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, “já são demasiadas mortes, por irresponsa­bilidade dos turistas, algumas por falta de condições e i nformação”. Raimundo Quintal recorda que esta situação aconteceu poucas horas após o secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais ter dito, no Seixal, ao presidente da Federação Portuguesa de Montanhism­o e Escalada que “a Madeira tem todas as condições para ser um território de referência à escala mundial em atividades de natureza, sejam no mar ou na montanha”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal