Diário de Notícias

Republican­os nas ruas de 40 cidades espanholas

Em Madrid, os manifestan­tes que exigiam um referendo à monarquia partiram da Praça de Cibeles a caminho da Porta do Sol

- H. T.

“Referendo Já” podia ler- se no gigantesco cartaz que encabeçava a manifestaç­ão que ontem partiu da Praça de Cibeles em Madrid e devia terminar na Porta do Sol. As milhares de pessoas que se juntaram na capital espanhola exigiam uma consulta popular sobre a monarquia, depois da abdicação do Rei Juan Carlos no passado dia 2.

Por toda a Espanha foram mais de 40 as cidades onde os manifestan­tes republican­os saíram às ruas. “Estamos aqui para exigir um processo para decidir o futuro do país”, gritava- se em Madrid. E a El Mundo um dos organizado­res garantia: “Estamos de novo aqui porque está apenas a começar.”

No seu manifesto, o movimento republican­o exige que “o Governo do Partido Popular, o PSOE e as restantes forças políticas que apoiam a próxima lei orgânica da abdicação” percebam que os 90% de votos favoráveis no Parlamento “não representa 90% dos cidadãos”.

Ontem, o príncipe Felipe, que no próximo dia 19 deverá suceder ao pai, recebeu a lealdade de quatro de zenas de antigos ministros. Membros de todos os Governos da demo cracia espanhola apresentar­am uma fundação em defesa da Constituiç­ão de 1978 e agradecera­m a Juan Carlos o seu trabalho como che fe do Estado nos últimos 39 anos.

Enquanto os media espanhóis tentam avançar mais pormenores sobre a cerimónia de entronizaç­ão de Felipe, soube- se ontem que Artur Mas, presidente do Governo Autonómico da Catalunha, afinal irá estar presente. Na sexta- feira, Mas garantira que não iria participar na cerimónia porque estaria em viagem. No entanto, o líder catalão – que prevê para novembro a realização de um referendo à independên­cia contestado por Madrid – acabou por mu dar de ideias. E ontem afirmou que iria estar presente na cerimónia por “respeito institucio­nal”. A entronizaç­ão de Felipe deverá contar com a presença dos ex- primeiros- ministros Felipe González, José María Az - nar e José Luis Rodríguez Zapatero.

Hoje em Madrid, Juan Carlos e Felipe deverão estar juntos em público, pela última vez antes da sucessão.

 ?? REUTERS/ JAVIER BARBANCHO ?? Manifestan­tes carregaram bandeiras da república e comunistas
REUTERS/ JAVIER BARBANCHO Manifestan­tes carregaram bandeiras da república e comunistas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal