Diário de Notícias

Câmaras ainda devem 397 milhões às construtor­as

Apesar do PAEL, há milhões por liquidar. 75% das câmaras pagam a menos de três meses, mas 9,6% levam mais de nove

- I. P.

As autarquias ainda devem 397 milhões de euros à construção. O mais recente inquérito aos prazos de recebiment­o nas obras públicas da Associação dos Industriai­s da Construção Civil e Obras Públicas ( AICCOPN), referente ao segundo semestre de 2013, mostra que houve uma redução dos valores e dos prazos, mas que, mesmo assim, continuam por pagar 397 milhões de euros e que o prazo médio de liquidação de faturas é de 140 dias.

E se é verdade que este é o prazo mais baixo desde que a associação faz este inquérito, que remonta a 2004, não é menos certo que, mesmo assim, se mantém “quase três meses acima do limite legal ( 60 dias)”.

Reis Campos, presidente, em simultâneo, da AICCOPN e da Confederaç­ão Portuguesa de Construção e Imobiliári­o ( CPCI), sublinha que três quartos das autarquias passaram a estar classifica­das no escalão inferior, ou seja, liquidam as suas dívidas num prazo inferior a três meses. Em contrapart­ida, salienta, assiste- se a um “extremar das situações”, já que em 9,6% dos municípios “os atrasos nos pagamentos assumem uma dimensão intoleráve­l”: ultrapassa­m os nove meses, o que resulta “da incapacida­de do Estado em lidar com as situações mais complexas do ponto de vista financeiro”.

Apesar do PAEL, há cerca de 30 municípios com dívidas excessivas que deverão ter adesão obrigatóri­a ao Fundo de Apoio Municipal, cuja proposta de lei o Governo aprovou esta semana.

 ?? ARTUR MACHADO/ GLOBAL IMAGENS ?? Investimen­to também caiu
ARTUR MACHADO/ GLOBAL IMAGENS Investimen­to também caiu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal