Diário de Notícias

O velhote que está para as curvas

- NUNO COELHO

Foi uma das imagens do ano: depois de marcar um golo em Stamford Bridge diante do Tottenham, Samuel Eto’o correu até à bandeirola de canto, perto da qual caminhou curvado como se fosse um velhote a sofrer com os temidos bicos de papagaio. Foi a resposta bem- humorada do avançado às dúvidas levantadas por José Mourinho sobre a sua verdadeira idade, numa conversa que não era suposto ser divulgada.

Com 33 ou 36 anos, o dianteiro camaronês está aí para as curvas, mesmo que já não consiga inscrever com tanta regularida­de o seu nome na lista dos marcadores como quando era mais jovem. “Se com 36 ou 37 anos consigo marcar três golos ao Man. United, quer dizer que ainda sirvo para algo e posso continuar a metê- los até aos 50”, comentou na ocasião.

A verdade é que já não se esperava que um dos mais talentosos avançados africanos da história ainda estivesse, por esta altura, a jogar num dos principais campeonato­s do mundo. Depois do dourado autoexílio a que se impôs quando aceitou a inacreditá­vel proposta de 20 milhões anuais do Anzhi Makhachkal­a, um clube da problemáti­ca região do Daguestão, o goleador saiu de cena dos grandes palcos que estava habituado a frequentar. Como o Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid, clube onde chegou em 1997 para integrar a academia mas onde nunca se conseguiu impor. Empréstimo­s ao Leganés, Espanyol e Maiorca, acabaram com uma transferên­cia definitiva para a formação balear, onde foi treinado por Jaime Pacheco, com quem se desentende­u. Ou como Camp Nou, onde aterrou em 2004 para se tornar uma das figuras do renascimen­to blaugrana e conquistou as suas pr i meiras Champions. Ou o Giuseppe Meazza, onde venceu a terceira, com a camisola do Inter e sob orientação de Mourinho – também foi treinado, na seleção, por Artur Jorge. E, por falar em selecção, Eto’o continua a ser a grande figura dos Leões Indomáveis. Com altos e baixos desde que se estreou já lá vão 17 anos, a verdade é que é o melhor marcador de sempre da equipa ( 56 golos), vai para o seu quarto Mundial, foi campeão olímpico e ganhou a CAN em duas ocasiões. Nada mau para um velhote.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal