Diário de Notícias

Líder da AG da Liga tem margem para anular Seara

Especialis­ta em direito desportivo diz que o ex- autarca está nas mãos de Deus Pereira, mas que deve ser dado prazo para ratificar lista

- I S AURA A L MEI DA

A candidatur­a de Fernando Seara à presidênci­a da Liga está em risco e nas mãos de Carlos de Deus Pereira, o presidente da Mesa da Assembleia Geral ( AG) do organismo. Os estatutos são omissos e se o líder da AG considerar que houve duplicação da lista de Fernando Seara, pode decidir pela exclusão das candidatur­as apresentad­as por Rui Rangel em nome de Seara e a entregue pelo próprio ex- autarca.

O especialis­ta em direito desportivo, João Diogo Manteigas, considera que o líder da Mesa da AG só pode t omar uma de duas decisões. “Além de declarar nula a entregue por Rui Rangel, porque de facto não reúne todos os requisitos pedidos por lei, tem de avaliar se houve duplicação e anular t ambém a segunda l i sta de Seara ou aceitar e dar prazo para a retificar”, explicou ao DN o advogado.

O mesmo especialis­ta lembrou que tudo depende da interpreta­ção que Carlos de Deus Pereira fizer da situação, já que os estatutos são omissos e não contemplam situações destas. Mas o caso piora “se alguém fizer queixa da candidatur­a de Seara” à Mesa da AG. Segundo soube o DN, os adversário­s na corrida à presidênci­a, Mário Figueiredo e Rui Alves, pensam fazê- lo. Depois disso Deus Pereira terá de pedir justificaç­ões formais ao ex- autarca de Sintra, mas como o ato eleitoral está marcado para dia 11, quarta- feira, é provável que o líder da AG tome decisões definitiva­s para não afetar o sufrágio, dizem ao DN.

Fernando Seara reafirmou ontem, em comunicado, que só assi- nou e entregou uma lista, e acredita que é essa que o líder da AG vai validar. Aliás, os advogados da candidatur­a já o tranquiliz­aram, defendendo que, no mínimo, tem de ser dado um prazo para ratificar a lista. O vereador da CMLisboa admite agir contra o juiz Rui Rangel, que era seu apoiante: “Não dei - xarei de exigir, nos meios próprios, a censura pública de todos os intervenie­ntes pela violação grosseira da minha honorabili­dade e bom nome, exigindo a reparação de todos os danos daí resultante­s.”

A polémica estalou anteontem entre os dois benfiquist­as, que quebrou a aliança que tinham anunciado dias antes. Rangel sentiu- se traído por Seara ao aperceber- se de que a lista final não era a que tinham programado e entregou a “sua” lista às 14.00 na sede da Liga. Seara fê- lo às 17.00, levantando um possível problema de duplicação das listas. O que motivou queixas do ex- autarca pelo facto de terem sido recebidas por funcionári­os do organismo e não por elementos da AG, algo que, de acordo com Seara, poderia ter evitado a entrega do documento de Rangel que considera não reunir os requisitos.

Seja como for, a impugnação paira sobre as eleições para a presidênci­a da Liga, que pode ter três ou dois elementos a sufrágio.

Presidente da Mesa da AG da Liga analisa listas

amanhã

Depois de ter adquirido os passes de André Gomes e Rodrigo em janeiro, numa operação que rendeu 33,3 milhões de euros aos cofres do Benfica, Peter Lim, novo proprietár­io do Valência, vai voltar a investir em Portugal, tendo desta vez o FC Porto como destino. O alvo, como o DN já tinha adiantado, é Jackson Martínez, a “bomba” que Lim quer apresentar aos adeptos.

Após concluído o acordo para a reestrutur­ação financeira do Valência, o empresário de Singapura pretende que o goleador seja a sua primeira contrataçã­o. O diário Super Deporte dava ontem conta da existência de uma alegada reunião entre Peter Lim, Jorge Mendes e Pinto da Costa, na quarta- feira, na qual terá sido discutida a possibilid­ade de Jackson rumar ao Mestalla.

Segundo informaçõe­s recolhidas pelo DN, o Valência é, neste

 ?? ÁLVARO ISIDORO / GLOBAL IMAGENS ?? A aliança entre Seara e Rangel virou ‘ guerra’ e troca de acusações que podem prejudicar o ex- autarca
ÁLVARO ISIDORO / GLOBAL IMAGENS A aliança entre Seara e Rangel virou ‘ guerra’ e troca de acusações que podem prejudicar o ex- autarca
 ?? IVAN DEL VALE/ GLOBAL IMAGENS ?? Cláusula de rescisão de Jackson Martínez é de 40 milhões de euros
IVAN DEL VALE/ GLOBAL IMAGENS Cláusula de rescisão de Jackson Martínez é de 40 milhões de euros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal