Diário de Notícias

Denúncia é caso típico de conflito de interesses

-

Este reforço da obrigação de denúncia não choca com o sigilo profission­al a que os advogados estão sujeitos?

Choca, sendo, entre tantos outros cada vez mais frequentes na vida e no direito atuais, um caso típico de conflito de interesses, casos esses que se procuram resolver, sem sacrificar totalmente nenhum dos interesses em conflito, estando a chave e a dificuldad­e em encontrar o equilíbrio ou a “divina proporção”.

Qual a sua posição relativame­nte a esta questão?

Este é um tema em que só os distraídos, os ingénuos, os hipócrit as ou os f undamental­istas podem dizer, sem mais, que simplesmen­te são contra ou a favor. O segredo profission­al é fundamenta­l para a sociedade e para o sistema de justiça, em primeira linha, pois sem ele não há verdadeiro acesso ao direito. Mas os valores da prevenção do branqueame­nto e do terrorismo são t ambém i mportantes, sendo aceitável que, em certa medida, alguns interesses associados a estatuto do advogado cedam, embora sem atingir o seu núcleo essencial.

Considera que alguma vez os advogados estarão dispostos a fazer estas denúncias, pondo em risco a sua relação com o cliente?

A obrigação de comunicaçã­o, mesmo nos termos previstos, dificilmen­te encontrará aceitação generaliza­da, a menos que se prevejam formas ( como em março deste ano o Parlamento Europeu sugeriu) de alcançar a proteção do segredo profission­al, da confidenci­alidade e da privacidad­e. E da forma como se encontra previsto o dever, resta saber, além da atitude de cada advogado, até que ponto a própria Ordem se encontra disponível para efetuar eventuais comunicaçõ­es que receba, “sem filtragem”, à Unidade de Informação Financeira.

 ??  ?? RUI PATRÍCIO Advogado e ex- membro do Conselho Superior da Magistratu­ra
RUI PATRÍCIO Advogado e ex- membro do Conselho Superior da Magistratu­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal