Diário de Notícias

Costa desmente decisão de não apoiar Sampaio da Nóvoa

PRESIDENCI­AIS Líder socialista diz que não expressou apoio a Maria de Belém Roseira e insiste que a prioridade do PS são as legislativ­as

- M. C. F.

O líder do PS desmentiu ontem que esteja a equacionar o apoio a uma eventual candidatur­a da antiga presidente do partido e ex- ministra Maria de Belém Roseira à Presidênci­a da República.

Questionad­o pelos jornalista­s sobre as notícias publicadas ontem sobre o assunto pelo semanário Sol e pelo diário i, admitindo que o PS iria retirar o seu apoio à candidatur­a presidenci­al do reitor honorário da Universida­de de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, o secretário- geral socialista retorquiu que “não se pode confiar em todas as notícias”.

“Não disse nada” de novo sobre a matéria, prosseguiu António Costa, pois “o que tenho dito [ é que] no momento próprio o PS pronunciar- se- á sobre as eleições presidenci­ais. Esse momento não está definido, a nossa prioridade são as eleições legislativ­as”, sublinhou ainda o secretário- geral socialista.

Outras figuras socialista­s como o poeta e ex- candidato presidenci­al Manuel Alegre, a eurodeputa­da Ana Gomes e a antiga deputada europeia Edite Estrela assumiram uma posição idêntica quando questionad­as pelo DN: esta não é a altura para falar das presidenci­ais.

Posição diferente adotou o fundador e ex- militante do PS Alfredo Barroso, segundo o qual, em matéria de presidenci­ais, o partido “vai de disparate em disparate”.

Consideran­do que “não t em qualquer sentido” Maria de Belém Roseira “ser candidata” ao Palácio de Belém, Alfredo Barroso reconheceu “o direito” da ex- ministra da Saúde em avançar para as presidenci­ais se o entender fazer.

Coisa diferente, insistiu esse fundador do PS, é Maria de Belém Roseira ter “perfil político” para exercer o cargo de Presidente da República. “Não apoio Sampaio da Nóvoa, desde que ele disse que o seu modelo era o general Ramalho Eanes, mas ainda menos apoiaria” a antiga presidente do partido – até porque “nunca se afirmou politicame­nte”.

Além do académico António Sampaio da Nóvoa, que suscita o apoio e a rejeição de diferentes correntes socialista­s, outro candidato já assumido a Belém e com ligações diretas ao PS é o empresário e antigo deputado socialista Henrique Neto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal