Diário de Notícias

Batizado de Charlotte. Uma festa privada fotografad­a por Testino

A filha de William e Kate é amanhã batizada na Igreja de Santa Maria Madalena, em homenagem a Diana. Para assinalar a cerimónia, será lançada uma moeda comemorati­va

- C A ROLI NA MORAIS

Todos os olhos estão postos na mais jovem figura da realeza britânica. Com dois meses de vida acabados de celebrar, a princesa Charlotte, filha de William e Kate, é hoje batizada na Igreja de Santa Maria Madalena, em Sandringha­m, na região de Nolfork, a mesma onde a princesa Diana comemorou igual ocasião.

A celebração estará a cargo do arcebispo da Cantuária, Justin Welby, figura de topo da Igreja Anglicana e também responsáve­l pelo batismo do primogénit­o do casal, o príncipe George. O acesso à igreja vai estar reservado aos convidados mas, segundo avançou a própria Casa Real, “os duques de Cambridge terão o prazer de receber algumas pessoas no pátio exterior” da mesma. “Os duques sentem- se gratos por todas as mensagens calorosas recebidas desde o nascimento de Charlotte, sendo que muitas delas vêm de pessoas de Nolfork, e por isso estão radiantes por facilitar o acesso a esta zona no dia do batizado”, pode ler- se em comunicado oficial.

Para já, a lista de presenças confirmada­s inclui apenas os familiares mais próximos da princesa, entre eles a rainha Isabel II, o príncipe Filipe, o príncipe Carlos e a sua mulher, Camila, e os familiares de Kate Middleton – os seus pais, Carole e Michael, e os seus irmãos, Pippa e James. O príncipe Harry não estará ao lado da sobrinha, uma vez que se encontra em África, nos próximos três meses, a apoiar um projeto solidário. Resta ficar a conhecer quem são os padrinhos, já que os duques de Cambridge têm mantido as suas identidade­s em segredo. Aliás, Kate e William também só revelaram os nomes escolhidos para padrinhos de George horas antes da cerimónia. Na altura, a escolha de seis amigos e de Zara Tindall, prima em primeiro grau de William, foram uma surpresa, uma vez que a tradição na família real britânica manda que sejam seis e não sete.

Quanto a mais detalhes, sabe- se ainda que Charlotte Elizabeth Diana vai vestir a mesma roupa usada pelo irmão no seu próprio batizado, em outubro de 2013. O vestido em questão é uma réplica feita pela estilista Angela Kelly de um modelo de 1841, encomendad­o pela rainha Victoria para os seus filhos, e que desde então já foi usado por dezenas de membros da família real, entre eles a própria Isabel II e os príncipe Carlos e William.

Os melhores momentos serão registados pelo célebre fotógrafo peruano Mario Testino, uma presença já habitual em cerimónias deste calibre. “O duque e a duquesa estão muito contentes por ter Mario Testino a ajudá- los a capturar este momento tão importante para a sua família e esperam poder compartilh­ar as fotografia­s com o público”, lê- se no comunicado emitido pelo Palácio de Kensington. Testino, que assumiu sentir- se “entusiasma­do e honrado” com a oportunida­de, já fotografou os membros da família real em várias ocasiões e, recorde- se, foi ele quem tirou as fotografia­s oficiais do casamento do duque e da duquesa de Cambridge.

E já que, no seu batizado, o príncipe George teve direito a uma moeda comemorati­va, a pequena Charlotte vai também aderir à tradição. Segundo avançou a Casa Royal Mint, a moeda de cinco libras, decorada por John Bergdahl, está inscrita com figuras de anjos, harpas e lírios, e será lançada em prata e ouro. “Estas moedas adequam- se à longa tradição da Royal Mint de criar obras de arte para celebrar acontecime­ntos marcantes na história da família real. É apropriado que comemoremo­s esta importante ocasião com o lançamento de uma moeda especial, tal como fizemos no batizado do príncipe George”, sublinhou, em conferênci­a de imprensa, Shane Bissett, diretor da Moeda Comemorati­va e das Medalhas dessa instituiçã­o.

Luxos e tradições à parte, a cerimónia vai também deixar uma marca solidária. Isto porque as flo- res que o público vai oferecer à família real serão doadas por Kate Middleton ao hospital infantil East Anglia, que cuida de crianças em estado terminal. “Sentimo- nos muito honrados por esse gesto. Sua alteza real tem demonstrad­o uma enorme dedicação, chamando a atenção para a nossa causa. As flores serão entregues às nossas famílias, voluntário­s e funcionári­os”, assegurou Graham Butland, chefe do hospital.

Quanto à Igreja de Santa Maria Madalena, construída no século XVI, sabe- se que tem um significad­o muito especial para a linhagem britânica. Para além de aqui ter sido batizada Diana de Gales, a 30 de agosto de 1961, foi nesse mesmo espaço que o seu caixão foi colocado, em 1997, antes de ser transporta­do para o funeral. Hoje em dia, a igreja é usada pela rainha, quando se desloca à sua propriedad­e privada em Sandringha­m, e também pela restante família real, que aí se junta no dia de Natal.

As flores vão ser doadas a um

hospital pediátrico

 ??  ?? A princesa nasceu a 2 de maio. Charlotte é a segunda filha dos duques de Cambridge ( à esquerda) e a quarta na linha de sucessão ao trono britânico, ocupado pela rainha Isabel II ( em baixo com o marido, o príncipe Filipe)
A princesa nasceu a 2 de maio. Charlotte é a segunda filha dos duques de Cambridge ( à esquerda) e a quarta na linha de sucessão ao trono britânico, ocupado pela rainha Isabel II ( em baixo com o marido, o príncipe Filipe)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal