Diário de Notícias

Vencedor recebe 450 mil euros para distribuir pela equipa

-

PRÉMIOS O vencedor deste ano da Volta à França em bicicleta vai receber um prémio de cerca de 450 mil euros. Este valor, porém, não será totalmente para o camisola amarela, pois existe uma espécie de pacto entre as equipas para a repartição deste valor mediante uma bolsa de prémios para todos os ciclistas que se vai acumulando ao longo das três semanas de provas. Além do prémio monetário, existem outros presentes de patrocinad­ores e outras entidades, que até incluem automóveis.

Mas há mais. Os vencedores de cada etapa ganham oito mil euros por cortar a meta na primeira posição e existem também valores destinados aos primeiros classifica­dos em prémios de montanha, por exemplo. Todos os ciclistas que conseguire­m concluir a corrida também serão recompensa­dos – a partir da 90. ª posição esse valor desce para cerca de 400 euros. A organizaçã­o do Tour distribuiu ainda um valor de 450 euros por cada dia que um determinad­o ciclista conseguir manter a camisola amarela.

Tal como em edições anteriores, a Volta à França que arranca hoje na cidade holandesa de Utrecht terá um total de 198 ciclistas, divididos por 22 equipas de nove elementos cada. Nesta edição da Grand Boucle, estão representa­dos 29 países, sendo a França o país com mais ciclistas em prova, num total de 40.

Entre hoje e dia 26, o pelotão vai percorrer um total de 3340,7 quilómetro­s, distribuíd­os por 21 etapas ( com dois dias de descanso pelo meio). A chegada, como habitualme­nte, será então dia 26 nos Campos Elísios, em Paris. O vencedor do ano passado, recorde- se, foi o italiano Vincenzo Nibali.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal