Diário de Notícias

RTP Informação vai tornar- se RTP3. Canal terá noticiário com pivôs da 1

Mudança de nome do canal da estação pública é das medidas que se insere no processo de reestrutur­ação da RTP Informação, que prevê ainda maior participaç­ão dos rostos principais da generalist­a no canal de cabo

- ANA FILIPE SILVEIRA e R AQUEL COSTA

RTP3. Será esta a nova designação da RTP Informação. A mudança, que deverá acontecer no próximo outono, inclui o processo de reestrutur­ação do canal de notícias da estação pública levada a cabo pela Direção de Informação, liderada por Paulo Dentinho. O responsáve­l admitiu ao DN que a alteração de nome está em “fase de maturação”. “Estamos num processo de reflexão, a tentar organizar a RTP Informação”, disse Dentinho.

É a quarta vez que o canal muda de nome: é RTP Informação desde setembro de 2011, sete anos depois ter iniciado a sua emissão como RTPN. Já este canal, o primeiro temático da estação pública, nasceu da compra da extinta NTV, emissora regional que produzia a partir do Porto desde outubro de 2001.

Dentinho recusa a ideia de que esta nova mudança tenha que ver com a necessidad­e de distanciar o canal de notícias da CMTV, estação generalist­a, mas muito voltada para a informação. “Não estou preocupado com os outros, só estou preocupado com este canal, com aquilo que é a credibilid­ade e com o jornalismo que se faz na RTP, que quero que seja um jornalismo em liberdade, plural e rigoroso. O resto é- me indiferent­e”, frisou o diretor.

Pouco tempo depois de ter assumido a Direção de Informação da estação pública, no passado mês de março, Dentinho avançou que o prime time da RTP Informação iria sofrer alterações já a partir deste verão, alterações essas que se farão sentir ao longo dos próximos três anos.

Além do nome, o DN sabe ainda que destas mudanças deverá ainda fazer parte a inclusão dos três pivôs do Telejornal da RTP1 no horário nobre da futura RTP3. Ou seja, de forma alternada, José Rodrigues dos Santos, João Adelino Faria e Cristina Esteves estão na calha para conduzir o noticiário das 21.00.

Mais: também na calha está o regresso do formato 360 º , que se estreou na antena do canal generalist­a em novembro de 2012. Na época emitido de segunda a sexta- feira logo após o Telejornal, foi conduzido por João Adelino Faria e José Rodrigues dos Santos e pretendia “olhar a notícia sob todos os ângulos”. Agora, o programa passará a ser transmitid­o no prime time do cabo, sendo novamente apresentad­o por um dos três pivôs. “Esse é, de facto, um cenário que está a ser ponderado. Para nós, faz algum sentido ir por esse caminho e ter os principais rostos da RTP envolvidos na RTP Informação... ou no canal de notícias da RTP. Toda a gente vai desempenha­r um papel, porque todas as pessoas que aqui trabalham têm um contributo a dar. Ninguém será excluído do processo de dar a melhor informação possível aos portuguese­s, que é a nossa maior preocupaçã­o”, observou Paulo Dentinho. O diretor de Informação não adianta prazos. “As coisas irão acontecer ao longo do tempo. Umas serão, provavelme­nte, visíveis mais cedo”, terminou. RTP em 16: 9 a partir de amanhã A partir de amanhã, todos os conteúdos informativ­os vão passar a ser emitidos no formato 16: 9. “A RTP é o primeiro operador de televisão português a fazer isto”, começa por explicar Manuel da Costa, diretor adjunto de infomação para a área da produção. Na prática, o que os telespecta­dores de todas as antenas da RTP vão ver é “mais televisão”. Manuel da Costa salvaguard­a, no entanto, que algumas imagens de arquivo surgirão no ecrã com o chamado efeito de pillarbox ( duas barras pretas laterais). “O arquivo da RTP está em 4: 3. Quando utilizarmo­s essas imagens, as pessoas vão ver duas barras pretas laterais e as imagens ainda em 4: 3. Vamos tentar, na edição, corrigir isso, de forma a dar uma aparência ao 4: 3 de 16: 9. Mas vai acontecer cada vez menos, porque já estamos a fazer captação de imagens em 16: 9”, conclui Manuel da Costa.

 ??  ?? Canal de cabo da estação pública de televisão muda de nome pela quarta vez desde a sua criação, em 2001 ( na altura, NTV )
Canal de cabo da estação pública de televisão muda de nome pela quarta vez desde a sua criação, em 2001 ( na altura, NTV )
 ??  ?? Paulo Dentinho foi nomeado
diretor de Informação da RTP em março deste ano
Paulo Dentinho foi nomeado diretor de Informação da RTP em março deste ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal