Diário de Notícias

Bancos passam de prejuízos a lucros de 364 milhões

-

CONTAS Caixa, BCP e BPI tinham registado, no primeiro semestre do ano passado, prejuízos totais de 338 milhões Caixa, BCP e BPI regressara­m aos lucros no primeiro semestre deste ano, depois de terem registado prejuízos de 338,1 milhões na primeira metade do ano passado. No conjunto, os três bancos ganharam 364 milhões de euros. São 2 milhões por dia.

O BCP registou o maior lucro. O banco liderado por Nuno Amado registou ganhos de 240,7 milhões nos primeiros seis meses do ano, superando os 150 milhões de euros esperados por uma poll de analistas. Este resultado compara com um prejuízo homólogo de 60,2 milhões. A margem financeira ( diferença entre os juros pagos e os juros recebidos) subiu 26,6%, ascendendo a 628 milhões de euros. O banco beneficiou de ganhos de operações financeira­s relacionad­as com a venda de títulos de dívida pública. Os resultados em operações financeira­s totalizara­m 508,3 milhões de euros no semestre, o que compara com 175,2 milhões no mesmo período de 2014.

Já o BPI teve o segundo maior resultado. O banco liderado por Fernando Ulrich fechou as contas do primeiro semestre com um lucro de 76,2 milhões de euros, superando as expectativ­as de 65 milhões avançadas pelos analistas. No período homólogo do ano passado, O BCP tinha registado prejuízos de 106,6 milhões de euros. No entanto, no primeiro semestre de 2014, as contas tinham sido penalizada­s por custos extraordin­ários, como as menos- valias na venda de dívida pública portuguesa e italiana e pelo pagamento dos juros associados às obrigações de capital contingent­e de ajuda estatal ( CoCos). O grande contributo para o resultado voltou a ser o mercado angolano. Do lucro de 76,2 milhões de euros, uma fatia de 6,6 milhões vieram de Portugal e os restantes 69,6 milhões do estrangeir­o, sendo que só do BFA vieram 66,9 milhões de euros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal