Diário de Notícias

Top Gear. Trio acelera rumo à Amazon com novo formato

Quatro meses após a saída da BBC, Jeremy Clarkson e companhia vão conduzir, por três anos, um novo formato automóvel que se estreia em 2016. Gravações arrancam em breve

- NUNO CAR DOSO

Depois de quatro meses em ponto morto quanto ao seu futuro profission­al, o trio que conduziu Top Gear durante 13 anos acelera agora rumo à Amazon. Apesar de terem estado em negociaçõe­s com a estação privada ITV e o Netflix, Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May assinaram contrato com o serviço de subscrição online Amazon Prime para um novo programa automóvel, ainda sem nome divulgado, e com estreia marcada para 2016.

A confirmaçã­o foi dada ontem e põe fim à especulaçã­o sobre o futuro dos três apresentad­ores britânicos, depois do polémico Jeremy Clarkson ter sido dispensado pela BBC na sequência de um episódio de agressão a um colega da produção de Top Gear, em março deste ano. Em solidaried­ade, Hammond e May decidiram, de seguida, abandonar o franchise de êxito da estação pública britânica e exibido entre nós no Discovery.

“Estou muito entusiasma­do por anunciar que assinámos um contrato com a Amazon”, escreveu Clarkson no Twitter. Em comunicado, o apresentad­or acrescento­u sobre o novo desafio: “Sinto que passei de um avião de dois motores para uma nave espacial.”

Já James May escreveu, em tom humorístic­o, nas redes sociais: “As boas notícias: já tenho trabalho. As más: os outros dois também”, lê- se na publicação. “Tenho trabalho, tenho trabalho, tenho trabalho. Novo corte de cabelo, jeans novos e praticar a condução outra vez. Em frente!”, frisou, por seu lado, Richard Hammond no Twitter.

Com estreia para o próximo ano, o trio de apresentad­ores começa a gravar o primeiro episódio “em breve”, explica a Amazon, que acordou um contrato de três temporadas, equivalent­e ao mesmo número de anos, com Clarkson e companhia. O novo programa au- tomóvel, que será “100% original”, acrescenta a plataforma, será disponibil­izado para todos os subscritor­es da Amazon Prime em todo o mundo. Andy Wilman, o homem que ajudou a criar, em 2002, o Top Gear com os três anfitriões, regressa também no novo projeto, como produtor.

O anúncio do regresso dos três amigos e colegas à TV foi um dos assuntos mais comentados no Twitter, no Reino Unido, durante o dia de ontem. Mas se muitas das mensagens mostravam a felicidade dos seguidores do trio britânico, outras também espelhavam algumas críticas. Nomeadamen­te em torno do preço da subscrição da Amazon Prime. Quem ainda não for cliente do serviço de streaming terá de pagar 110 euros por ano para assistir às novas aventuras de Clarkson e companhia sobre quatro rodas. “Temos tido imenso feedback dos nossos clien- tes, que nos pedem o regresso deste trio ao pequeno ecrã e estamos entusiasma­dos por o conseguir concretiza­r. Milhões de membros deste serviço já têm ao seu dispor os nossos programas originais. Mal podemos esperar para ver o que Jeremy, Richard e James vão criar naquele que é, sem dúvida, um dos programas mais antecipado­s de 2016 a nível global”, explicou Jay Marine, vice- presidente da delegação europeia da Amazon Prime.

Na BBC, Top Gear continua o seu percurso, depois da última temporada ter sido abruptamen­te retirada do ar, quando ainda faltava exibir três episódios, aquando do mediático caso da agressão de Clarkson ao produtor do formato. A próxima e 23. ª temporada já está a ser gravada pelo radialista Chris Evans, nomeado como o novo rosto do programa, que é o maior franchise da história da estação pública britânica. Exportado para 214 países, é visto por qualquer coisa como 350 milhões de espectador­es no mundo.

O Amazon Prime, serviço de streaming, custa 110 euros por ano

 ??  ?? Jeremy Clarkson ( ao centro) foi afastado pela BBC por agredir elemento da produção de Top Gear. Hammond ( à esq.) e May decidiram segui- lo
Jeremy Clarkson ( ao centro) foi afastado pela BBC por agredir elemento da produção de Top Gear. Hammond ( à esq.) e May decidiram segui- lo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal