Diário de Notícias

Bad boy Osvaldo, o escolhido para substituir Jackson

Italo- argentino já bateu em companheir­os de equipa, como o português José Fonte, fez festas para colegas com prostituta­s, mas também passou pelas principais equipas italianas

- GONÇALO LO PE S com J. R.

Pablo Osvaldo é o escolhido pelo FC Porto para substituir Jackson Martínez. O internacio­nal italiano está sem contrato e chega ao Dragão a custo zero. Consigo traz também um longo historial de polémicas.

Aos 29 anos, o avançado que nasceu na Argentina estava livre de qualquer contrato, depois de o Southampto­n ter rescindido o vínculo que ligava ambas as partes até 2017. A sua contrataçã­o foi vista pela SAD como uma oportunida­de de negócio, isto apesar de o internacio­nal italiano não ter sido uma das prioridade­s de Julen Lopetegui, que apontava as suas baterias a Haris Seferovic, avançado do Eintracht Frankfurt. Os valores pedidos pelos alemães, na ordem dos dez milhões de euros, fizeram a SAD desistir e apostar em Pablo Osvaldo, um jogador que está na Europa há dez anos e que já passou por nove clubes no Velho Continente. Foi quase sempre primeira opção nos respetivos emblemas, mesmo sem marcar muitos golos, mas a sua carreira tem sido marcada também por muita controvérs­ia.

Entre conflitos com colegas de equipas ( deu uma cabeçada ao português José Fonte no Southampto­n, uma estalada a Erik Lamela, no tempo de ambos na Roma, e mais recentemen­te envolveu- se numa discussão em pleno relvado com Icardi, no Inter) e treinadore­s, passando por escândalos com prostituta­s ( já este ano, no Boca Juniors, organizou uma festa para alguns colegas com várias mulheres) e mais recentemen­te uma batalha jurídica com a ex- mulher, que o acusa da falta de pagamento da pensão do filho, Osvaldo tem- se destacado nos últimos tempos mais pelas suas polémicas do que propriamen­te pelas suas qualidades.

O Boca Juniors, último clube em que jogou, por empréstimo do Southampto­n, ofereceu- lhe uma proposta de contrato, mas o avan- çado teria de aceitar ser visto regularmen­te por uma psicóloga. Recusou a oferta, alegando que queria voltar à Europa.

Alheio às polémicas recentes do jogador, o FC Porto propôs- lhe um contrato de duas temporadas, com mais uma de opção. Diz quem o conhece que, escândalos à parte, os azuis e brancos vão contratar “um grande jogador”.

“Será um excelente reforço para o FC Porto, vai ajudar muito. É um grande jogador, para mim é uma grande contrataçã­o para o FC Porto. Tem muita experiênci­a, passou pelos principais clubes italianos e isso diz tudo sobre o seu valor”, disse ao DN o brasileiro Cicinho, seu antigo colega na Roma, descrevend­o um pouco do internacio­nal italiano.

“É um jogador muito forte fisicament­e, mas também tem muita técnica”, revelou Cicinho, explicando as razões de, ainda assim, Pablo Osvaldo não ser um goleador. “Joguei meio ano com ele, apenas, mas pelo que percebi ele é mais um jogador que gosta de jogar com outro avançado. É bastante móvel e cria golos para o colega do ataque, não é propriamen­te um goleador, mas vai marcar golos”, salientou o brasileiro, abordando depois as polémicas em que o internacio­nal italiano se tem envolvido nos últimos tempos.

“Ele até implicou com Totti. Num jogo, o Pablo Osvaldo sofreu um penálti e quis marcar, mas o Totti é que era o marcador na Roma. Mesmo assim acabou por ser ele a marcar e... falhou. Os adeptos ficaram doidos com o Osvaldo e ele acabou por responder, penso que sofreu um processo do clube. É um jogador que vive muito das emoções, não desiste de uma jogada, dá tudo e se algo corre mal ferve logo. É o espírito sul- americano, mas isso não faz que não seja um grande jogador. As polémicas são melhores para as páginas de jornais, mas ele é mais do que isso”, afirmou o antigo jogador do Real Madrid.

Azuis e brancos ofereceram contrato de dois anos com mais um de opção

 ??  ?? Boca Juniors, da Argentina, foi a última equipa representa­da por Pablo Osvaldo
Boca Juniors, da Argentina, foi a última equipa representa­da por Pablo Osvaldo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal