Diário de Notícias

Doping. Federação inglesa iliba Mo Farah

Campeão olímpico viu- se envolvido em suspeitas depois de a BBC revelar métodos ilícitos utilizados pelo seu treinador

-

A federação de atletismo do Reino Unido revelou ontem que não há qualquer evidência de ilícitos de doping do bicampeão olímpico Mo Farah ou irregulari­dades no seu regime de treino no projeto Oregon. “Em nenhum ponto a extensiva informação do grupo de supervisão de desempenho ( POG) contém alguma evidência de comportame­nto inapropria­do de Mo Farah nem deu à federação alguma razão para questionar se é apropriada a capacidade que o projeto Oregon deu ao seu regime de treino”, anunciou a federação britânica.

Em causa estão as suspeitas de doping levantadas sobre o campeão olímpico dos 5000 e dos 10 000 na sequência de um documentár­io da BBC, no qual o seu treinador, o norte- americano Alberto Salazar, é acusado de violar sistematic­amente as regras relativas à dopagem.

Mo Farah, de 32 anos, está no grupo de Salazar desde 2011 e desde então a sua carreira tem sido bem- sucedida, com dois títulos olímpicos, nos Mundiais de 2013 e nos Europeus do ano passado, entre outros êxitos.

A investigaç­ão iniciada pelas unidades antidoping dos Estados Unidos ( USADA) e do Reino Unido ( UKAD) motivou a ação da própria federação que agora vai partilhar os resultados da inquirição com a UKAD. A federação entende que não estará apta a fazer qualquer anúncio público das conclusões integrais da investigaç­ão antes do fim dos Mundiais de atletismo, em Pequim, de 22 a 30 de agosto, e promete continuar a levar “extremamen­te a sério a questão da dopagem”.

Quando estes rumores surgiram, Mo Farah publicou um comunicado a negar todas as acusações. “Eu nunca tomei drogas para melhorar o meu desempenho nem nunca tomarei. Ao longo da minha carreira fui submetido a centenas de exames antidoping que deram sempre resultado negativo”, disse o fundista, justifican­do ainda que as duas vezes que faltou a controlos ( 2010 e 2011) foram com autorizaçã­o das entidades competente­s e que acontecera­m devido a mal- entendidos. O treinador Alberto Salazar, ex- fundista norte- americano e tricampeão da Maratona de Nova Iorque, também desmentiu utilizar ou aconselhar substância­s proibidas aos seus atletas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal