Diário de Notícias

Não há férias que resistam em véspera de eleições

Passos adiou as férias para dia 15, quando Portas já estará de regresso, e Costa vai aproveitar uns fins de semana entre os buracos que tiver na agenda. Este ano não está para silly season

- SÉRGIO PIRES

A dois meses das Legislativ­as e a menos de meio ano das Presidenci­ais, agosto não será certamente sinónimo de silly season.

Os políticos não deixam de ir a banhos – e fazem- no sobretudo no Algarve – mas praticamen­te todos reconhecem que as férias estão condiciona­das pelo período eleitoral que se avizinha.

O primeiro- ministro, Pedro Passos Coelho, mantém- se fiel às férias na Manta Rota, em Vila Real de Santo António, e ficará hospe- dado com a mulher, Laura Ferreira, e a filha de ambos, Júlia, de sete anos, na moradia onde nos últimos anos se tem instalado. A proteger o primeiro- ministro estará o habitual corpo de segurança pessoal da PSP, havendo a possibilid­ade de reforço com meia dúzia de elementos do destacamen­to da GNR de Tavira.

No entanto, por uma questão do foro familiar, desta vez, o período de descanso em família começa mais tarde, apenas a 15 de agosto, apesar de nesse dia Passos participar ainda na Festa do Pontal, na marginal de Quarteira, que como é tradição marca a rentrée do PSD.

Já Paulo Portas apenas na segunda- feira vai tratar de “tirar uns dias de descanso”. “Esta semana ele esteve ocupado a fechar as listas de deputados e durante o fim de semana ainda irá preparar aspetos relacionad­os com a campanha, pelo que só na segunda- feira pensará nas férias”, revela fonte próxima do vice- primeiro- ministro e líder do CDS, acrescenta­ndo que dia 15, quando Passos entrar em férias, Portas já estará de regresso ao trabalho.

Quanto aos outros membros do governo, a maioria escolhe o Algarve e esta primeira quinzena de agosto para descansar. Aguiar- Branco, ministro da Defesa e cabeça de lista pelo Porto da coligação PSD- CDS, vai passar férias em Vale do Lobo ( Almancil), onde também ficou no ano passado, obrigando a um reforço de segurança por parte da GNR, enquanto os centristas Assunção Cristas, ministra da Agricultur­a e do Mar, e Pires de Lima, com a pasta da Economia, passam dez dias no Algarve. Rui Machete, dos Negócios Estrangeir­os, prefere São Martinho do Porto, onde costuma fazer férias de há quatro décadas a esta parte. Férias curtas da oposição Do líder do PS e candidato a primeiro- ministro, António Costa, o que se pode saber é que não tem um período de férias definido e que vai aproveitar alguns buracos na agenda para escapadinh­as curtas em família aos fins de semana.

Quem já está de férias há alguns dias, no Sul do País, é o secretário- geral do PCP, Jerónimo de Sousa, mas, ao contrário de outros anos, as ações do partido e compromiss­os inadiáveis com a comunicaçã­o social têm obrigado a algumas interrupçõ­es no descanso, como aconteceu ainda esta semana, com uma deslocação a Lisboa para dar uma entrevista ao Jornal da Noite da SIC.

“As eleições condiciona­m e tornam mais curtas este ano as férias do secretário- geral, que tem dado resposta às iniciativa­s do partido e pedidos de entrevista, que têm sido mais frequentes”, avança a assessoria dos comunistas.

Mais curtas serão também as férias de Catarina Martins. A deputada e porta- voz da comissão permanente que é o órgão diretivo do BE tira duas semanas de férias entre

hoje e dia 15 e vai passar esse tempo com a família, a norte, “num local já habitual, perto da praia e do campo”, diz fonte dos bloquistas.

Esta primeira quinzena de agosto é também o período escolhido por Cavaco Silva para regressar ao Algarve e gozar férias em família na Quinta da Coelha, na sua casa de praia em Albufeira.

Entre os seus putativos sucessores no cargo de Presidente da República há quem, como Rui Rio, prefira a tranquilid­ade de Viana do Castelo, onde tem há anos uma casa de férias, e quem como Marcelo Rebelo de Sousa não abdique da maior agitação do Algarve.

Quem não tirará uns dias de férias será Sampaio da Nóvoa, que desde que apresentou a sua candidatur­a à presidênci­a em abril tem- se desdobrado em iniciativa­s de campanha. “No ano passado, ele terá aproveitad­o alguns dias em Brasília, onde esteve como professor visitante na Universida­de Federal, mas não tem tido o hábito de tirar férias no verão. Ainda menos neste ano”, revelou a sua assessora, garantindo que, ao contrário do que chegou a ser publicado, a atividade do candidato não irá abrandar no período das Legislativ­as.

6 Paulo Portas também vai fazer uma pausa na agenda governativ­a, mas tal como nos anos anteriores mantém toda a discrição sobre o sítio onde vai gozar as suas curtas férias. Muito diferente daquele que usa nas ações de campanha, como esta nas Legislativ­as de 2011 na Santa Casa da Misericórd­ia de Setúbal

4

 ??  ?? 1 1. AS TRADICIONA­IS FÉRIAS EM MANTA ROTA COM A FAMÍLIA Pedro Passos Coelho tem mantido a tradição de passar as férias com a mulher, Laura, e a filha na praia da Manta Rota, onde fica instalado numa moradia. E nem o cargo de primeiro- ministro o...
1 1. AS TRADICIONA­IS FÉRIAS EM MANTA ROTA COM A FAMÍLIA Pedro Passos Coelho tem mantido a tradição de passar as férias com a mulher, Laura, e a filha na praia da Manta Rota, onde fica instalado numa moradia. E nem o cargo de primeiro- ministro o...
 ??  ?? 2. AS TRADICIONA­IS
FÉRIAS EM MANTA ROTA COM A FAMÍLIA Do líder do PS e candidato a primeiro- ministro,
António Costa, o que se pode saber é que não tem um perío
do de férias definido e que vai aproveitar alguns buracos na agenda
para escapadinh­as...
2. AS TRADICIONA­IS FÉRIAS EM MANTA ROTA COM A FAMÍLIA Do líder do PS e candidato a primeiro- ministro, António Costa, o que se pode saber é que não tem um perío do de férias definido e que vai aproveitar alguns buracos na agenda para escapadinh­as...
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal