Diário de Notícias

Um dicionário que se diz sentimenta­l e sobre futebol por Rui Miguel Tovar

- JOÃO CÉU E SILVA Jornalista

Ofutebol regressa a esta coluna e não é por ser verão ou por faltarem livros interessan­tes no único período de defeso da produção literária em Portugal. Até porque o livro escolhido é o Dicionário Sentimenta­l de Futebol, do jornalista Rui Miguel Tovar, um raro espécimen de redator que busca assuntos diferentes e inusitados, conhecidos mas revestidos com história ou absurdamen­te intrigante­s na área deste desporto. Tanto que nos damos a ler o volume em causa, mesmo não sendo a temática de eleição.

Diga- se, no entanto, que o futebol também é um tema literário por excelência, ou não tivéssemos consagrado­s escritores internacio­nais, Peter Handke ou Julio Cortázar, só para dar dois exemplos, entre os que se dedicaram à coisa. Qualidade de escrita que fica logo demonstrad­a neste livro com a primeira história, “Siga a paixão”, na qual, em duas páginas de grande pendor literário, se relata como o futebol pode servir de isco para apanhar um violador. Trata- se do argumento de um filme que ganhou o Óscar de Melhor Filme Estrangeir­o em 2010, O Segredo dos Seus Olhos, em que, desapareci­do o criminoso, o investigad­or acredita que sendo ele um apaixonado deste desporto, dificilmen­te perderia certo desafio. E assim acontece.

O mais engraçado neste autor é o modo como desenvolve a sua prosa. Seja qual for o tema, descreve- o como sendo um feito ou algo inalcançáv­el, sempre num registo de que “só visto!” Registo que se descobre fácil neste dicionário de situações desportiva­s, que vão de Aa Z em duas centenas de páginas.

Dê- se um exemplo na letra F. Qual o interesse em conhecer a história de um curto- circuito no balneário da Luz? Nenhum ou pouco, mas se o verbete incluído neste dicionário for escrito por Tovar, a situação muda de figura. Como o que aconteceu em 1966 e que matou um jogador, Luciano; deixou vários outros em verdadeiro estado de choque, e “Eusébio ficou branco tal foi o susto”.

Ou uma das histórias da letra H, a do treinador Yustrich que é o primeiro treinador a bater num jogador do Futebol Clube do Porto.

Outro exemplo, na letra L: “Portugal descobre o Brasil em 1500, mas o Brasil só chega a Portugal 460 anos depois, com a vinda do primeiro jogador daquele país, Lúcio.” Ou ainda mais alguns contributo­s para este desporto na televisão: “É a 9 de fevereiro de 1958 que a RTP dá o primeiro passo no capítulo dos jogos em direto, quase um ano depois da sua fundação. Trata- se do particular Sporting- Áustria Viena, que acaba bem, 4- 0, quando comparado com os 9- 1 do Áustria- Portugal anterior. Fiquemos por um último verbete, o da letra R, quando o árbitro Eduardo Gouveia apita o Real Madrid- Nice em 1960 e se esquece de interrompe­r o desafio aos 45 minutos. Nem quando Di Stéfano marca golo aos 50 minutos repara, só mesmo aos 53 minutos e 53 segundos é que os gritos de “relógio, relógio” dos adeptos o fazem pensar que uma primeira parte tem limites.

Apesar de não ter acontecido a tempo da edição, não faltam novos episódios para a reedição. Como o jogador português que se apresentou nesta semana no Jaén com uma T- shirt estampada com o ditador Franco. Mas conta- nos o caso de um Quaresma que em 1937, antes de um Portugal- Espanha, se recusou a fazer a saudação fascista e é preso para interrogat­ório.

Esta não é a sua primeira incursão pelo mundo do livro, afinal este Dicionário Sentimenta­l vem no seguimento de títulos como os 101 Cromos da Bola ou 366 Histórias de Futebol. Ou ainda um livro com um título que nunca mais acaba e que só pode ser usado por alguém como muita sabedoria na temática: As mais Incríveis Histórias das Maiores Figuras do Futebol Português. Um livro para ler neste agosto de férias, três ou quatro verbetes entre cada mergulho, e para todos porque há episódios dos vários clubes e gerações.

Numa reedição deste livro já pode entrar a história do jogador do Jaén Nuno Silva e da sua T- shirt com Franco estampado

 ??  ?? Dicionário Sentimenta­l de Futebol
Rui Miguel Tovar Editora Quetzal 232 páginas PVP: 15,50 €
Dicionário Sentimenta­l de Futebol Rui Miguel Tovar Editora Quetzal 232 páginas PVP: 15,50 €
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal