Diário de Notícias

Troféu Cinco Violinos. A taça que fica sempre em Alvalade

Jorge Jesus e o costa- riquenho Bryan Ruiz são as atrações no jogo com a Roma

- C A R LO S NOGUEIRA

O Sporting enfrenta hoje ( 19.45, SportTV1) a Roma na quarta edição do Troféu Cinco Violinos, que serve igualmente para apresentar a equipa aos sócios antes do início das competiçõe­s oficiais. Os leões, agora treinados por Jorge Jesus, vão tentar manter o troféu em casa, uma vez que nas edições anteriores saíram sempre vencedores frente a Lazio, Fiorentina e Olympiacos.

Curiosamen­te, a Roma é a terceira equipa italiana a marcar presença neste troféu, que serve para homenagear os míticos Cinco Violinos – Jesus Correia, José Travassos, Albano, Peyroteo e Vasques –, que dominaram o futebol nacional na segunda metade dos anos 40 e início dos anos 50 do século passado, período durante o qual os leões conquistar­am sete dos seus 18 títulos de campeão nacional.

Curiosamen­te, Virgolino de Jesus, pai do atual treinador do Sporting, jogou de leão ao peito duas épocas antes desse famoso ataque leonino ter começado a jogar junto, tendo ainda partilhado o balneário com Jesus Correia, Peyroteo e Albano. Refira- se que Virgolino de Jesus era avançado e fez dez jogos pela equipa principal do Sporting, tendo marcado um golo. As memórias dos Cinco Violinos e do seu pai irão, por certo, fazer que para Jorge Jesus a disputa deste troféu seja ainda mais especial.

O treinador leonino vai estrear- se no banco de Alvalade como técnico do Sporting após mais de 39 anos desde a última vez que Jesus se apresentou como jogador dos leões diante dos seus adeptos. Foi no antigo Estádio José de Alvalade, a 7 de fevereiro de 1976, num empate 1- 1 frente ao Vitória de Guimarães. Jesus, então um médio de 21 anos, entrou aos 79 minutos para o lugar de Fernando Tomé, numa altura em que o Sporting vencia por 1- 0 graças a um autogolo de Ramalho. Só que a dois minu- tos dos 90 o brasileiro Almiro empatou e acentuou a crise em Alvalade. Aliás, naquela época os leões terminaram em quinto lugar, falhando pela primeira vez o acesso a uma competição europeia.

No total, Jorge Jesus fez 12 jogos oficiais pelo Sporting, tendo marcado apenas um golo, numa vitória em Coimbra frente à Académica. Agora volta como treinador, com esperança de ter mais sucesso no clube do seu coração. Bryan Ruiz em estreia Após ter conquistad­o o torneio Cidade do Cabo, o Sporting faz o último ensaio tendo em vista o primeiro jogo oficial da temporada, a Supertaça frente ao Benfica, no Estádio do Algarve, a 9 de agosto. Esta será pois a primeira vez que os adeptos leoninos terão a oportunida­de de ver o novo Sporting ao vivo, havendo especial interesse em observar os reforços. O costa- riquenho Bryan Ruiz assume- se, neste contexto, como a principal atração da partida, pois o avançado contratado ao Fulham chegou no início desta semana e vai jogar pela primeira vez de leão ao peito. Quem ainda não estará disponível para fazer parte das escolhas de Jorge Jesus é William Carvalho e Ewerton, que continuam a recuperar de lesões graves, o mesmo acontecend­o com o jovem João Palhinha, que voltou ontem a treinar, três semanas depois de ter sofrido uma luxação no ombro esquerdo durante um treino.

Em relação à Roma, chega a Alvalade com praticamen­te todas as suas estrelas, sendo a exceção o médio bósnio Miralem Pjanic. De resto, vão estar em Alvalade o guarda- redes Szczesny ( ex- Arsenal), os defesas Maicon, Torosidis, Manolas e Ashley Cole, os médios De Rossi, Seydou Keita e Nainggolan, e os avançados Totti, Iturbe ( antigo jogador do FC Porto), Gervinho, Victor Ibarbo, Mattia Destro ( exMilan) e Seydou Doumbia, entre outros.

A 7 de fevereiro de 1976, Jorge Jesus jogou pela última vez pelo Sporting em Alvalade

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal