Diário de Notícias

Museu da Máfia dedica exposição ao FIFA Gate

Os recentes escândalos de corrupção e de associação criminosa do organismo serão tema de uma exposição em Las Vegas

- NUNO F E R NANDES

“O jogo bonito fica feio.” É este o nome da exposição que promete ser uma grande atração em termos de visitantes a partir do dia 1 de setembro, no Museu da Máfia, em Las Vegas, Estados Unidos, e que pretende mostrar através de imagens e documentos o esquema de corrupção da FIFA que rebentou no dia 27 de maio, com suspeitas de associação criminosa e outros ilícitos de vários elementos da entidade que gere o futebol mundial nos últimos 24 anos.

Desta vez os rostos da exposição não serão Al Capone, John Gotti ou a família Columbo. Mas a direção do museu acredita que será um êxito. “A nova exposição sobre a FIFA apresenta segredos e combinaçõe­s de resultados relacionad­os com o escândalo. A exposição fornece um olhar incisivo sobre a corrupção desenfread­a que assola a FIFA”, lê- se num comunicado. O diretor do museu, Dennis Barrie, não tem dúvidas : “Há um grande interesse sobre o tema, sobretudo para os turistas estrangeir­os. Acredito que vamos ter muitos visitantes.”

O Mob Museum, conhecido como Museu da Máfia, costuma realizar exposições sobre gangsters e outros temas de crime organizado. Mas dados os contornos e a mediatiaza­ção do escândalo de corrupção e todas as teias deste caso em torno do organismo presidido por Joseph Blatter, a direção do museu considerou que seria um assunto pertinente e apelativo em termos de visitantes. Contactada pela CNN, a FIFA preferiu não comentar o teor desta exposição. Investigaç­ão começou nos EUA A FIFA foi atingida no final de maio por um escândalo de corrupção que levou Joseph Blatter a apresentar a demissão. A “bomba” rebentou quando o Departamen­to de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex- dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando- os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares ( quase 140 milhões de euros).

A acusação surgiu depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete membros da FIFA, num hotel de Zu - r i que. Dois dias depois, apesar do escândalo, Joseph Blatter, de 79 anos, foi reeleito para um quinto mandato à frente do organismo, mas acabou por se demitir, mantendo- se contudo no cargo até às eleições de 26 de fevereiro de 2016.

Esta semana, entretanto, Michel Platini, presidente da UEFA, tornou oficial a sua candidatur­a à presidênci­a da FIFA. Além do antigo jogador francês, existem mais três potenciais candidatos. Diego Armando Maradona, antigo i nternacion­al argentino que ao longo dos últimos anos foi uma das vozes mais críticas à gestão de Joseph Blatter ( em várias ocasiões comparou a FIFA a uma organizaçã­o mafiosa), o brasileiro Zico, que já tem o apoio da Confederaç­ão Brasileira de Futebol para avançar e ainda o magnata sul- coreano Chung Mong- joon, anti go vice- presidente da FIFA e dono da Hyundai.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal