Diário de Notícias

ARTE NA COMUNIDADE

Marwan, um dos mais f amosos arti st as árabes c ontemporân­eos, f az o primeiro grafit o em Arroios

-

Orosto de uma criança é o graf ito que está a ser idealizado por um dos grandes nomes da pintura contemporâ­nea de origem á rabe, Marwan, e que terá lugar na parede do edifício da Sa l a de Leit ura Clodomiro Alvarenga, junto ao parque de la zer e recreio do Mercado do Forno do Tijolo, na freguesia de Arroios.

Mohamed Marouan Kassab--Bachi, conhecido simplesmen­te como Marwan, é reconhecid­o i nternacion­almente como um dos artistas árabes de maior relevância. Nascido em Damasco em 1934, estabelece­u- se em Berlim no f i nal da década de 1950, cidade onde ainda vive e trabalha. Foi em Berli m do pós- g uerra, enquanto estudante da Hochschule f ür Bildende Künste que contactou em primeira mão com a pintura europeia e com uma geração mais recente de artistas, incluindo o seu contemporâ­neo Georg Baselitz, com quem está associado à chamada Nova Figuração.

O projeto de Marwanem Arroios é um desenho de uma cria nça curiosa e de umas bo- lhas, que retratam o pensamento e o son ho, num t raba l ho feito pa ra a comunidade. Oartista con sidera que “é i mpor t a nte marcar as pessoas com o nosso trabalho” e garante que o convite que recebeu “seria uma boa maneira de o fazer, pois sei que estão a renovar a piscina, o edifício e o parque para a comunidade, e assim dar um pouco mais de cor às pessoas”.

Recorde- se que as obras de Marwan estiveram em Portugal, pela primeira vez, o ano passado, no Museu de Arte Contemporâ­nea de Serralves, na exposição “Marwan: Primeiras obras 19621972”. O artista apresentou mais de 140 pinturas e obras em papel que testemun ha m uma experiênci­a de pi ntura i ndividua l , que mistura i ntrospeção e i nquietação.

A obra artística deverá estar terminada por estes dias, sendo uma razão de enorme validade para uma visita a uma freguesia que se reinventa a si própria regularmen­te. Arroios é um dos principais território­s da cidade de Lisboa com maior índice de população imigrante, onde convergem pessoas de diferentes etnias, hábitos, costumes e tradições. A promoção de iniciativa­s culturais nesta freguesia é uma constante, como forma de aproximar mais os habitantes de diversas realidades distintas das suas, promovendo a troca de experiênci­as e con hecimentos, muitas vezes através da arte, como f ica demonstrad­o com este projeto de caráter internacio­nal.

O PROJETO DE MARWAN EM ARROIOS É UM DESENHO DE UMA CRIANÇA CURIOSA E DE UMAS BOLHAS, QUE RETRATAM O PENSAMENTO E O SONHO, NUM TRABALHO FEITO PARA A COMUNIDADE

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal