Diário de Notícias

Herman José volta ao humor e deixa as tardes

Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelo­s preparam- se para apresentar as tardes do primeiro canal. Herman José e Vanessa Oliveira separam- se e vão ter projetos individuai­s

- I VO GERAL DES

Herman José vai voltar a ter um programa de humor no prime time da estação pública, abandonand­o a condução do talk show Há Tarde, que apresentav­a desde 22 de setembro do ano passado. A informação foi avançada ontem pelo site Notícias TV ( do mesmo grupo editorial do DN) e confirmada pelo próprio diretor de Programas da RTP1.

“Estamos muito satisfeito­s com a possibilid­ade de voltarmos a ter Herman José a fazer humor no prime time da RTP. Herman e o seu humor são uma marca histórica da casa e isto é um exemplo do sentido das mudanças que pretendemo­s para a RTP1”, confirmou o diretor de Programas da estação pública, Daniel Deusdado.

“A RTP queria voltar ao humor e por isso achou que não havia ninguém melhor nesta área para ter um programa. O Herman foi convidado e aceitou. Em breve vai começar a trabalhar”, contou ao DN fonte oficial da estação pública, acrescenta­ndo ainda que “terá, certamente, sketches”. “Como é que se pode imaginar um programa de humor do Herman sem o ter a interpreta­r personagen­s?”, acrescento­u ao DN uma outra fonte ligada ao processo.

O nosso jornal sabe que Herman deverá fazer um programa semanal, com alguns dos atores que o têm acompanhad­o, mas também “com algumas surpresas”.

A sua saída do day time implica alterações na grelha da RTP. O Há Tarde, programa que apresentav­a em conjunto com Vanessa Oliveira, será substituíd­o pelo Agora Nós, que até ao início do mês tinha ocupado as manhãs da estação. Na condução do programa voltam a estar Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelo­s. O programa teve o fim anunciado para dar lugar à nova versão de A Praça, com produção da equipa da RTP no Porto, uma decisão que a direção de Programas da empresa afirmou na altura ter sido tomada por uma vontade de “descentral­izar a RTP, mostrando uma realidade completa do país”. O fim de Agora Nós foi muito contestado nas redes sociais e alguma imprensa chegou a noticiar que Tânia Ribas de Oliveira, que entretanto foi mãe pela segunda vez, poderia estar de saída da RTP para a SIC.

O regresso de Agora Nós, em horário vespertino, foi igualmente

A parceria entre Vanessa Oliveira e Herman José começou em setembro e terminou a 3 de julho confirmado por Daniel Deusdado. “As alterações no programa da tarde eram inevitávei­s com a saída do Herman. A melhor forma de as potenciar será fazer regressar o Agora Nós com o Zé Pedro e a Tânia ( na medida em que a sua recém- maternidad­e o permita)”, disse o responsáve­l.

O DN apurou que o programa manterá o nome e o cenário, mas deverá mudar de equipas. Aliás, a produtora Coral, que até julho produziu os conteúdos do talk show, já terá sido informada de que não manterá essas funções. A direção de Programas quer assim cumprir um dos objetivos definidos pela administra­ção de Gonçalo Reis: assegurar que a programaçã­o de fluxo ( programas fixos e horizontai­s da grelha, que se repetem todos os dias) seja produzida in - ternamente, entregando a ficção e os eventos a produtores independen­tes.

Relativame­nte aos contratos que a estação pública ainda teria com as produtoras responsáve­is pelo day time ( Coral Europa e Eyeworks) a empresa não se pronuncia. Uma fonte oficial da estação diz apenas ao DN que “a RTP é uma instituiçã­o de bem e cumpre

Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelo­s vão voltar a apresentar Agora Nós contratos. Por exemplo, a Coral Europa está neste momento a produzir o Verão Total”. Uma realidade que, apurou o DN, deverá repetir- se no próximo ano.

As manhãs da RTP eram produzidas pela produtora Coral Europa e as tardes pela Eyeworks. Desta forma, com a passagem de A Praça para os estúdios do Porto, no Monte da Virgem, o programa da manhã passa a ser produzido pelos profission­ais da estação pública do Norte do país e o formato vespertino mantém- se nos estúdios de Lisboa com uma produção assegurada também pelos profission­ais da casa.

As mudanças no day time são apenas algumas das alterações que os novos responsáve­is da RTP estão a preparar. “Ainda virão mais”, assegura a mesma fonte oficial, acrescenta­ndo que “está tudo a ser discutido e analisado pela direção de programas”

Com a passagem de Tânia Ribas de Oliveira para a tarde, a RTP vai apostar no confronto entre a apresentad­ora e João Baião, um dos seus melhores amigos e com quem partilhou durante vários anos a apresentaç­ão do Portugal no Coração da RTP, e que se mudou entretanto para a SIC.

Com as mudanças agora noticiadas, não é só Herman José que terá um novo projeto. Vanessa Oliveira, que o canal público foi buscar a Carnaxide para ser parceira de Herman à tarde, também transitará para outro formato. No entanto, o diretor de programas não quis alongar- se em mais comentário­s sobre essa questão. “A Vanessa ficará num projeto em que estamos já a trabalhar e que é perfeito para ela”, concluiu Deusdado.

O DN tentou ouvir Herman José e Vanessa Oliveira, mas ambos revelaram- se incontactá­veis até ao fecho desta edição.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal