Diário de Notícias

Banderas estreia- se como protagonis­ta de série

Em o ator espanhol dá vida a Mario Conde, o detetive alcoólico criado pelo escritor cubano Leonardo Padura

-

TV Com uma carreira de três décadas ligada ao cinema, Antonio Banderas aposta agora no pequeno ecrã como protagonis­ta de uma nova série dramática, Havana Quartet, que está a ser desenvolvi­da pelo canal Starz. O projeto, cujas gravações arrancam em breve, e que deverá ser filmado em Havana, surge numa altura em que os EUA e Cuba estão a restabelec­er relações diplomátic­as.

Chris Albrecht, o diretor- geral do canal Starz, explicou que a série dramática tem como base quatro livros policiais do escritor Leonardo Padura, Um Passado Perfeito, Ventos de Quaresma, Morte em Havana e Paisagem de Outono, publicados em Portugal pelas Edições ASA. O protagonis­ta é o detetive Mario Conde ( Banderas), um romântico alcoólico que gostava de ser escritor. “Havana Quartet terá lugar na década de 1990, quando o sonho comunista começa a perder força, mas continua ainda visto como algo charmoso”, disse Albrecht.

“Está série vai permitir- nos enaltecer a beleza decadente de Cuba durante o seu ‘ Período Especial’, um tempo e um lugar que turistas raramente tiveram a oportunida­de de experienci­ar”, acrescento­u o diretor- geral do Starz, canal por cabo norte- americano.

Banderas será também produtor executivo, ao lado de Eduardo Machado. Este último assegurará a adaptação do guião dos livros para o formato televisivo.

Havana Quartet é, assim, a primeira série protagoniz­ada pelo galã espanhol, cuja última participaç­ão no pequeno ecrã foi há mais de dez anos, em 2003, com o telefilme da HBO And Starring Pancho Villa as Himself, pelo qual recebeu uma nomeação para os Emmys na categoria de Melhor Ator Principal de Minissérie ou Telefilme. No cinema, o ex- marido de Melanie Griffith já participou em filmes como

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal