Diário de Notícias

Leões de Jesus entusiasma­m e dão garantias

Carlos Xavier aprova o 4x4x2 e destaca papel do capitão Adrien. Paulo de Andrade elogia manutenção de espinha dorsal

- I S AURA A L MEI DA

Carrillo em ação no jogo com a AS Roma e com Jesus bem atento O Sporting ainda não deslumbra, mas “está no bom caminho”, dá garantias e sossega os adeptos para a época 2015- 16. Pelo menos a avaliar pela opinião de Paulo de Andrade, ex- administra­dor da SAD, e de Carlos Xavier, antigo jogador, depois da vitória frente à AS Roma ( 2- 0), no sábado.

Para o ex- jogador “não há dúvida” de que o Sporting, que viu frente à Roma e a jogar em 4x4x2, “tem a marca Jorge Jesus” e é “o sistema de jogo que dá mais garantias”. Carlos Xavier gostou de Bryan Ruiz – “mostrou muita qualidade, mas falta- lhe entrosamen­to”–, achou que Teo Gutiérrez “ainda andou a apalpar terreno” e elogiou a “segurança” de Naldo na defesa. Mas quem lhe “encheu as medidas” no jogo de apresentaç­ão foi Jefferson.

Para o antigo leão, “Carrillo, Mané, Gelson, João Mário e Adrien podem fazer a diferença durante a época”. A começar pelo camisola 23, o novo capitão, que “será muito importante na ausência de William [ lesionado]”.

Quanto à mudança de capitão ( Adrien sucede a Patrício) “não é invulgar nem polémica”, segundo o antigo dono da braçadeira: “Cada treinador tem um método de escolha, uns pela antiguidad­e, outros pelo carisma... Jesus quer um jogador mais interventi­vo e perto do árbitro no jogo e o Patrício sendo guarda- redes não podia fazer essa papel, mas não vai perder qualidade nem estatuto por isso.”

E pelo que Carlos Xavier viu no jogo com a Roma, a equipa está “segurament­e pronta” para o embate da Supertaça com o Benfica ( dia 9, domingo). E para a luta pelo título. “O clube tem sempre de assumir a candidatur­a. Jogar para a Europa não chega para um clube como o Sporting”, afirmou o ex- leão.

Já para Paulo de Andrade, nesta fase inicial da época, “o que se torna fundamenta­l é sentir que de jogo para jogo a equipa vai melhorando a qualidade e assimiland­o gradualmen­te o conceito de jogo que Jorge Jesus escolheu para o Sporting”. “E já se nota uma clara melhoria desde o primeiro jogo”, defendeu. Além do mais, o Troféu Cinco Violinos foi conquistad­o frente à Roma ( 2- 0): “Vencer uma equipa que ficou em segundo lugar na Liga italiana, logo a seguir ao finalista da Liga dos Campeões [ Juventus], não é para qualquer um. Estamos no bom caminho.”

Quanto aos reforços, não particular­iza, mas considera que “os quatro que jogaram de início [ João Pereira, Naldo, Teo Gutiérrez e Bryan Ruiz] terão possibilid­ade de se manter como titulares”. E considera que “o mais importante era garantir que a espinha dorsal da equipa se mantivesse e não apenas um jogador em particular”, e “isso foi conseguido graças a uma gestão económica muito rigorosa”.

O entusiasmo dos adeptos com a equipa tem- se refletido na venda de lugares anuais. Em menos de um mês, e a uma semana do primeiro jogo oficial, o clube já vendeu mais gameboxs ( cerca de 25 mil) do que em toda a época anterior.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal