Diário de Notícias

A Guerra dos Tronos inspira novo drama medieval

Série. Com estreia em setembro, o drama sobre um cavaleiro do rei Eduardo III promete violência e sangue. O músico Ed Sheeran e Stephen Moyer ( Sangue Fresco) estão no elenco

- NUNO CARDOSO

Roupas da era medieval, espadas, cavaleiros, realeza, violência, sangue, rivalidade entre povos e muitas mortes por episódio. Podíamos estar a falar do mundo de Jon Snow, dos Lannister e companhia, mas este é o lema de The Bastard Executione­r, a nova série épica e dramática do canal FX que tem sido descrita pela imprensa especializ­ada como uma nova A Guerra dos Tronos.

Com um argumento assinado por Kurt Stutter, o criador de Sons of Anarchy ( sobre um gangue de motociclis­tas na Califórnia), a trama, que se estreia em setembro, vai girar em torno de um cavaleiro sob o comando do rei Eduardo III, no século XIV, em Inglaterra, que muda por completo a sua vida quando um mensageiro divino lhe pede para largar a espada e se tornar um carrasco.

No elenco estão já duas figuras britânicas de peso: Stephen Moyer, que nos últimos anos protagoniz­ou a série de vampiros True Blood – Sangue Fresco, na pele de Bill Compton, e o cantor Ed Sheeran.

A voz de Thinking Out Loud irá estrear- se como ator – já tinha participad­o na série de comédia Undatable, mas fazendo de si próprio – na pele de Sir Carmac, descrito como “ambicioso, mortífero, protegido e treinado por um ancião do clero”. Esta é, assim, a segunda parceria entre o cantor de 24 anos e o criador Kurt Stutter, que já tinha pedido a Sheeran para gravar uma versão do tema Make It Rain, do irlandês Foy Vance, para a banda sonora da última temporada de Sons of Anarchy.

A colaboraçã­o é tudo menos surpreende­nte, uma vez que o can- tor britânico já tinha dito que era fã do trabalho de Stutter em televisão. Além disso, aquele que foi o músico mais ouvido no Spotify em 2014, em todo o mundo, também é um admirador confesso de A Guerra dos Tronos, à qual The Bastard Executione­r vai beber clara inspiração. Na verdade, Ed Sheeran já foi abordado várias vezes pelos produtores da série- fenómeno baseada nos livros de George R. R. Martin para fazer participaç­ões pontuais na trama, que nunca se concretiza­ram por questões de timing.

“Há muito que se fala em eu ser um figurante na série, o que seria fantástico. Mas, sempre que eles gravam, estou em digressão. Tenho esse tempo livre neste ano por isso vou persegui- los”, disse em entrevista ao jornal The Sun.

Lee Jones ( que dará vida ao protagonis­ta da série, ele que ainda tem uma carreira pouco ou nada conhecida do grande público), Katey Sagal, Flora Spencer- Longhurst, Sam Spruell, Darren Evans, Danny Sapani, Timothy V. Murphy, Sarah White, Sarah Sweeney, Elen Rhys, Ethan Griffiths e Matthew Rhys completam o resto do elenco da série cuja primeira temporada, a ser gravada atualmente no País de Gales, terá dez episódios, com um primeiro de maior duração, duas horas.

Êxito na música Pode estar a apostar no pequeno ecrã mas é na música que tem dado que falar nos últimos quatro anos. Com dois álbuns no currí-culo, +e x, chegou ao primeiro lugar em 14 países com o último, lançado há um ano, acumulando já nove milhões de exemplares vendidos. O cantor de 24 anos já foi nomeado seis vezes nos Grammys e já venceu dois Brit Awards.

 ??  ?? Lee Jones é o protagonis­ta da série, escrita pelo criador de Sons of Anarchy, sobre um cavaleiro que se transforma num carrasco
Lee Jones é o protagonis­ta da série, escrita pelo criador de Sons of Anarchy, sobre um cavaleiro que se transforma num carrasco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal