Diário de Notícias

Amiga de Juan Carlos trabalha para o marido de Isabel II

Corinna Zu- Sayn Wittgenste­in esteve ligada às famílias reais do Mónaco e de Espanha. Agora trabalha para o duque de Edimburgo

- C. M.

MONARQUIA Nenhuma família real parece escapar à influência da aristocrat­a alemã que agora se prepara para se introduzir junto da monarquia inglesa, depois de ser convidada a tornar- se braço direito do duque de Edimburgo, marido da rainha Isabel II. “É um homem brilhante, rodeado por uma grande equipa”, reconheceu Corinna numa entrevista à revista francesa Point de Vue.

Esta será a quarta família real que acolhe Corinna. Tudo começou em 2000, quando trocou alianças com Casimir Zu SaynWittge­nstein, membro de uma vasta família nobre alemã, de quem se separou em 2005. Seguiu então para Espanha, onde rapidament­e conquistou a confiança de Juan Carlos e se tornou sua “amiga íntima”. A fama de amante levou Corinna a abandonar o país, em 2013. Daí, seguiu para o Mónaco, onde se tornou assessora de Charlene e de Alberto do Mónaco. Sobre este seu lado profission­al, Corinna explicou, na recente entrevista à Point de Vue: “Estudei Relações Internacio­nais em Genebra e especializ­ei- me nos conflitos religiosos do Médio Oriente. Em 1987, realizei a minha tese sobre a influência das organizaçõ­es terrorista­s nas decisões da ONU.”

Foi nesta altura que se tornou visita habitual do Palácio de Buckingham, ao qual se deslocou, em várias ocasiões, para acompanhar Charlene e Alberto. Uma das suas mais fortes aproximaçõ­es à casa real britânica ocorreu há cerca de um ano, quando se reuniu em privado com o príncipe Carlos para organizar um evento de caridade. Este lado filantropo foi sobressain­do nos últimos anos, uma vez que a princesa alemã tem feito questão de colaborar com Bill Clinton em projetos de solidaried­ade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal