Diário de Notícias

Pior pré- época do século deixa Benfica em alerta

Caso. Encarnados terminaram pré- temporada com pesada derrota ( 0- 3) diante do Monterrey. Há dispensas e contrataçõ­es para fazer, uma tática para definir e a Supertaça é já no domingo

- GONÇALO LO PE S

A pré- temporada do Benfica terminou na madrugada de segunda- feira com uma pesada derrota ( 0- 3) frente ao Monterrey do México. No total, os encarnados realizaram cinco jogos até agora e não conseguira­m qualquer triunfo ( três derrotas e dois empates). Este é o pior registo do novo século, com Rui Vitória a bater o “feito” de Jorge Jesus na pré- época passada ( uma vitória e cinco derrotas).

De facto, o Benfica de Jorge Jesus no último ano só conseguiu vencer por uma única vez ( frente ao Sion, 2- 0) e muitas críticas começaram a surgir, até porque para vencer o Rio Ave, na Supertaça, as águias tiveram de recorrer à lotaria das grandes penalidade­s.

Agora as dúvidas caem novamente em cima dos encarnados, mas desta feita de Rui Vitória, até porque o primeiro jogo oficial da temporada é já domingo, dia 9, também para a Supertaça, diante do Sporting... de Jorge Jesus, que já ganhou dois troféus na pré- época.

“É sempre melhor começar a ganhar do que a perder, mas as análises fazem- se só no final. O Benfica tem um treinador novo e está a assimilar coisas novas. Estou apreensivo, mas também esperançad­o em que as coisas mudem”, começou por dizer ao DN o ex- dirigente José Capristano, fazendo depois um pedido à direção de Luís Filipe Vieira.

“É preciso que quem manda se decida a abrir os cordões à bolsa, até porque não posso deixar de recordar que no dia em que Rui Vitória foi apresentad­o o presidente Luís Filipe Vieira prometeu dar- lhe as mesmas condições que deu a outros, como a Jorge Jesus”, referiu José Capristano, que entende as razões para a pré- temporada do Benfica em continente americano.

“É claro que no Seixal, em Espanha ou em outro país europeu seria melhor do ponto de vista desportivo, porque não eram necessária­s longas viagens. Mas do ponto de vista financeiro o Benfica recebeu 3,5 milhões de euros, temos de entender”, disse, perspetiva­ndo depois o dérbi de domingo: “Um dérbi é sempre difícil de prognostic­ar, mas o Benfica não é favorito, como diz Jesus, até pela pré- tem- porada do Sporting. Estou algo preocupado, mas ainda é muito cedo e a época não acaba domingo.”

Leões preocupant­es Além da lesão de Salvio, que poderá não jogar esta temporada, o Benfica, de Rui Vitória, também está privado da habitual dupla de centrais, Jardel e Luisão, lesionados nesta pré- temporada.

Os dois vão fazer exames nas próximas horas para saber da gravidade das mazelas – o capitão Luisão lesionou- se na derrota com o Monterrey – e da disponibil­idade de ambos para o dérbi com o Sporting. Caso falhem a Supertaça, Rui Vitória apenas tem Lisandro López e o jovem sueco Lindelof à sua disposição para o centro da defesa.

Sistema ainda indefinido Rui Vitória sempre foi um apaixonado pelo 4x3x3, mas também utiliza o 4x4x2. Nesta pré- temporada, contudo, o sistema mais utilizado, como no último encontro com o Monterrey, foi o 4x1x3x2, tendo utilizado também por uma vez o 4x2x3x1. Algumas indefiniçõ­es quanto à chegada e saída de novos jogadores faz, para já, que o treinador vá testando vários modelos.

Entradas mas também... saídas Rui Vitória e Luís Filipe Vieira reúnem- se hoje para discutir o plantel. O treinador já definiu as dispensas, mas também já fez saber ao presidente as necessidad­es que vê no plantel, concretame­nte a contrataçã­o de um lateral esquerdo, de um médio ( 8), de um extremo e ainda de outro avançado, isto depois da saída de Lima.

Luís Filipe Vieira está a tentar satisfazer as vontades do novo treinador do Benfica e há vários jogadores a serem negociados, como o médio argentino Meli ( Ozan Tufan, do Bursaspor, também foi ontem apontado às águias) e dois avançados. Calleri ( Boca Juniors) e Soldado ( Tottenham) são os objetivos, mas Raúl Jimenez ( At. Madrid) voltou à mesa de negociaçõe­s.

Mas se há jogadores para entrar, também há saídas na calha. Gaitán deverá mesmo deixar a Luz depois da Supertaça, até porque as águias precisam de realizar mais capital.

 ??  ?? Rui Vitória tem testado vários jogadores mas ainda quer novas contrataçõ­es
Rui Vitória tem testado vários jogadores mas ainda quer novas contrataçõ­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal