Diário de Notícias

A LISBOA DA GAU

-

RECICLAR O OLHAR › O projeto começou em 2011 com o intuito de levar a arte urbana a todos os lisboetas, sem que estes a tivessem de procurar. Em colaboraçã­o com o departamen­to municipal de Higiene Urbana, pintaram- se os camiões do lixo que percorrem toda a cidade. Aquando das comemoraçõ­es nos 40 anos do 25 de abril, novas séries ( na foto) foram feitas. OS 415 VIDRÕES DE LISBOA › Depois dos camiões: os vidrões. Qualquer pessoa pode assinar um dos mais de 400 que existem por Lisboa inteira. Basta apresentar o projeto à GAU e lançar mãos à obra. Há quem o tenha feito para dedicar ao pai ou à namorada ou, até, de uma tuna para a sua faculdade: de um vidrão forrado a CD à representa­ção de personagen­s animadas.

A UNDERDOGS E A GAU › O artista polaco Sainer assinou um mural num prédio de 12 andares na Avenida Afonso Costa, Olaias. Comissaria­do pela plataforma Underdogs, o mural faz parte do itinerário das Underogs Art Tours, que percorrem as obras de arte pública de Lisboa. A maioria delas figura em paredes que a GAU encontrou e cedeu aos artistas da Underdogs.

NATUREZA VIVA › É um tríptico de intervençõ­es nos parques de estacionam­ento do Centro Comercial Alegro Alfragide; nos tapumes da obra do futuro C. C. Alegro Setúbal ( ambos Immochan, parceira do projeto); e nos pilares da Ponte 25 de Abril, em Lisboa. Juntou sete artistas nacionais: José Carvalho, Klit, Kruella d’Enfer, Mosaik, Regg, Tamara Alves e Violant.

PROJETO CRONO › Foi o que pôs Lisboa nos roteiros mundiais de arte urbana, recordou ao DN Inês Machado. Do britânico The Guardian ao espanhol El País, muitos repararam nas personagen­s de Blue, Sam3 e Gémeos que, em 2010, se mudaram para as fachadas de edifícios abandonado­s numa das principais avenidas de Lisboa, a Fontes Pereira de Melo.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal