Diário de Notícias

Jerónimo: “Candidatur­a a valer... e para ir a votos”

-

ANÚNCIO “Não está no nosso horizonte desistir. Levaremos esta candidatur­a até ao fim. Se existir uma segunda volta logo veremos.” A garantia foi dada ontem por Jerónimo de Sousa, secretário- geral comunista, ao anunciar que “o camarada Edgar Silva” era o candidato do PCP a sucessor de Cavaco Silva. Uma decisão aprovada por unanimidad­e no Comité Central do partido.

Edgar Silva vai a votos “com base no projeto fundamenta­l da valorizaçã­o da Constituiç­ão da República Portuguesa”, frisou Jerónimo de Sousa, exigindo apenas que o seu candidato “seja ele próprio”, e que mantenha a sua “dimensão humanista muito forte”. Esta candidatu- ra, salientou, é “verdadeira­mente coerente e combativa” e dirigida a “todos os democratas e patriotas” e ao povo português, salientou. A decisão de avançar com uma candidatur­a autónoma foi feita, segundo explicou o líder comunista , “sem nenhum compromiss­o a não ser com os trabalhado­res e com o povo português”.

Jerónimo de Sousa desvaloriz­ou a importânci­a para o Partido Comunista de outras candidatur­as surgidas à esquerda, como a de António Sampaio da Nóvoa. “Foi uma decisão autónoma, própria, para ir para a batalha sem condiciona­lismos”, concluiu.

A candidatur­a é apresentad­a a 15 de outubro em Lisboa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal