Diário de Notícias

Governo de Tsipras recebe confiança para impor reformas

GRÉCIA Toda a oposição, dos neonazis da Aurora Dourada aos socialista­s do PASOK ou aos comunistas do PKK votou contra

-

Secretário- geral Jens Stoltenber­g declarou ontem em Bruxelas que a Aliança pode enviar “40 mil soldados” para território turco O Parlamento grego aprovou na noite de quarta- feira um voto de confiança ao governo de Alexis Tsipras, habilitand­o- o a aplicar as medidas de poupança e reformas prometidas aos credores em troca do terceiro resgate de 87 mil milhões de euros. A equipa governamen­tal que alia o Syriza de Tsipras à direita nacionalis­ta ( ANEL) de Panos Kammenos conseguiu a totalidade dos seus votos, registando a confiança de 155 deputados em 300.

Toda a oposição, dos neonazis da Aurora Dourada aos socialista­s do PASOK e aos comunistas do KKE, votou “não”.

O conservado­r Vangelis Meimarakis, líder interino e candidato à liderança da Nova Democracia, justificou a desconfian­ça acusando o primeiro- ministro de “escroqueri­a política” e de ter agravado a situação económica do país.

A votação concluiu três dias de debate sem que estivesse em causa algo relevante, uma vez que o programa do novo governo foi definido pelo acordo concluído em 13 de julho entre Tsipras e os credores para evitar que a Grécia saísse da zona euro.

Ontem, ainda, a agência de estatístic­a grega, Elstat, anunciou que a taxa de desemprego no país atingiu 25% em julho, o mesmo valor do mês anterior, mas abaixo dos 26,3% no mesmo mês de 2014.

Na Grécia, quase um em cada dois jovens com menos de 25 anos estava desemprega­do em julho ( 48,6%), ligeiramen­te abaixo da percentage­m registada no mesmo mês de 2014 ( 49,5%).

As mulheres também continuava­m em julho a ser as mais atingidas pelo desemprego, com uma taxa de 29,4%, contra 21,5% para os homens. A Grécia continua a ter a taxa de desemprego mais alta da UE. Tsipras conseguiu os votos dos 155 deputados da coligação de governo

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal